Projeto sobre trânsito de máquinas avança em SC

Foto: Reprodução das mídias - Divulgação: Notisul Digital
Na manhã desta quarta-feira (27), a Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural de SC aprovou o PL 214/2024, que redefine critérios para o trânsito de máquinas agrícolas nas rodovias estaduais. Além disso, lideranças do agro catarinense apresentaram demandas relacionadas ao biogás e à suinocultura no estado.

Novas regras para trânsito de máquinas agrícolas

O projeto de lei, de autoria do deputado Altair Silva (PP) e com relatoria de Volnei Weber (MDB), propõe avanços na regulamentação do trânsito de máquinas agrícolas em rodovias estaduais. Entre as medidas estão a sinalização adequada em áreas agrícolas, a exigência de escolta com sinalização visível para máquinas em trânsito e a instalação de placas de alerta para indicar zonas rurais e travessias. O PL segue agora para análise da Comissão de Transporte antes de ser votado em plenário.

Incentivo ao biogás ganha destaque

Anélio Thomazzoni, pioneiro na produção de biogás em Santa Catarina, destacou a importância dessa fonte de energia renovável e solicitou subsídios do governo estadual para impulsionar o setor. Produzido pela decomposição de materiais orgânicos, o biogás gera energia limpa desde 2015, e Santa Catarina é referência nacional na sua produção e difusão. Segundo Thomazzoni, o biogás tem o potencial de se tornar um marco para a sustentabilidade no estado, promovendo o uso de energia renovável e impulsionando o desenvolvimento econômico.

Suinocultura: um pilar econômico de SC

O presidente da ACCS, Losivanio Luiz de Lorenzi, destacou a importância da suinocultura para a economia de Santa Catarina e do Brasil. O estado lidera o setor como maior produtor e exportador de carne suína do país, sendo responsável por 56% das exportações nacionais no primeiro semestre de 2024. Com mais de 6 mil suinocultores atuando na região, Santa Catarina produziu 8 milhões de animais para abate em 2023, reafirmando sua posição de destaque no mercado nacional e internacional.

Lorenzi pediu mais apoio do Parlamento para o setor e destacou o papel da suinocultura na economia nacional.