Início Geral Projeto da ponte na Rua José Heitich é anunciado

Projeto da ponte na Rua José Heitich é anunciado

Foto: Reprodução das mídias - Divulgação: Notisul Digital

Um projeto de R$ 1,6 milhão foi anunciado para a substituição de um aterro por uma ponte de concreto na Rua José Heitich, no bairro Campestre, em Tubarão. A obra visa desobstruir o fluxo de águas na região e foi um dos principais temas discutidos durante uma reunião pública realizada na última sexta-feira (22).

Reunião discute melhorias para o Rio Tubarão/Madre

No encontro promovido pela Tubarão Saneamento em parceria com o Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão, mais de 100 pessoas, incluindo moradores, vereadores e representantes de entidades públicas, debateram ações para melhorias no rio. Entre as propostas apresentadas estão a substituição do aterro com tubos por uma ponte de concreto, a limpeza de macrófitas que comprometem a qualidade da água e a realização de campanhas de monitoramento ambiental relacionadas a peixes, plantas e lançamentos inadequados no rio.

Ponte na Rua José Heitich será construída em 2024

O principal anúncio foi o início da construção de uma nova ponte na Rua José Heitich, no bairro Campestre, com início previsto para a próxima segunda-feira (2). A obra deve ser concluída até maio de 2025. A ponte substituirá o aterro atual, que possui tubos obstruídos, garantindo o fluxo natural das águas e beneficiando a qualidade ambiental do rio.

“A obra aliviará problemas hídricos e melhorará a qualidade da água”, afirmou Marcelo Matos, diretor da Tubarão Saneamento. Segundo ele, o represamento causado pelo aterro prejudica o rio, e a ponte permitirá o fluxo adequado da água em seu curso natural.

Histórico e metas do enquadramento do Rio Tubarão

O processo de enquadramento do Rio Tubarão/Madre começou em 2018 e tem como objetivo classificar o rio de acordo com padrões ambientais que orientem ações de melhoria. Atualmente, o rio está na classe 4, mas a meta é que ele alcance a classe 3, com alguns trechos classificados como classe 2 até 2042.

“Esse é um compromisso de longo prazo para mudar o curso do rio, sempre visando melhorias”, destacou Woimer José Back, presidente do Comitê.

Compromisso com a comunidade e o meio ambiente

Durante a reunião, a comunidade participou ativamente, tirando dúvidas sobre fiscalização, obras e tratamento de esgoto. Representantes de órgãos como o Instituto do Meio Ambiente (IMA) reforçaram o compromisso com as ações propostas.

Marcelo Matos concluiu reforçando a importância do engajamento coletivo: “Nosso objetivo é trazer melhorias efetivas para o rio e para a qualidade de vida da população.”

 

×

Olá!

Clique no contato abaixo para conversar conosco.

× Converse no Whatsapp
Sair da versão mobile