Programa atinge marca expressiva em 2024
Em parceria com a Ceasa de Tubarão, o programa Banco de Alimentos recolhe mantimentos doados por produtores rurais, que são repassados a instituições como Apae, Combemtu e Joana de Angelis. As 10 toneladas de alimentos arrecadados são distribuídas para complementar a alimentação de pessoas atendidas por essas entidades. Os produtos doados, apesar de pequenos defeitos visuais, mantêm seu valor nutricional, como enfatiza a secretária de Desenvolvimento Social, Kelly Botega Fortunato.
Alimentos com pequenas avarias são aproveitados
Os alimentos doados apresentam pequenos machucados ou manchas, o que impede sua comercialização em supermercados, mas estão em perfeitas condições para consumo. A iniciativa evita o desperdício e garante nutrição de qualidade para centenas de pessoas vulneráveis.
Parceria entre setor público e privado fortalece o projeto
Criado em 2022, o programa é uma parceria entre a Prefeitura de Tubarão, o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea), a Unisul e a Ceasa/SC. Kelly Botega destaca que essa união entre os setores público e privado é essencial para promover a inclusão alimentar e combater a desigualdade social.