Quatro terminais portuários de São Francisco do Sul estão adotando o Programa de Monitoramento Ambiental Integrado (PMAI), destacando-se como referência em cuidados ambientais na Baía da Babitonga, em Santa Catarina.
Ações conjuntas em destaque
- O PMAI, enfatizando a preservação da fauna e flora local, é implementado pelo porto público de São Francisco, Terminal Santa Catarina (TESC), Porto de Itapoá e Terminal de Granéis de Santa Catarina.
Reconhecimento nacional
- O programa foi o foco principal do 1º Encontro de Gestores Ambientais dos Portos Brasileiros, realizado esta semana em São Francisco do Sul, onde foi reconhecido como modelo para todo o país.
Impacto positivo
- Segundo o coordenador do Ibama, Itagyba Alvarenga Neto, o PMAI busca alinhar o desenvolvimento econômico com práticas ambientais sustentáveis, promovendo ações portuárias responsáveis.
Troca de experiências
- Gestores ambientais de 17 portos brasileiros, além de cientistas e representantes do Ministério Público Federal, participam do evento, buscando aprender com as práticas inovadoras de São Francisco do Sul.
A iniciativa visa padronizar licenciamentos portuários, promovendo uma análise abrangente dos impactos ambientais e incentivando boas práticas em todo o Brasil.