A produção industrial de Santa Catarina registrou um crescimento de 3,3% em agosto de 2024, em comparação com o mesmo mês do ano anterior. O resultado foi superior à média nacional, que teve alta de 2,2% no mesmo período. O avanço foi impulsionado principalmente pelos setores de confecção de artigos do vestuário e acessórios (+14,9%), fabricação de produtos de madeira (+11,3%) e fabricação de máquinas e equipamentos (+7,2%). Por outro lado, a fabricação de produtos alimentícios (-0,6%) e a fabricação de móveis (-1,7%) tiveram quedas.
Perspectivas positivas para a indústria catarinense
O secretário de Estado da Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, destacou o momento favorável do setor industrial catarinense, apontando que a combinação entre o mercado de trabalho aquecido e o aumento de investimentos tem impulsionado o consumo e a produção. A indústria de SC tem fabricado em maior volume e contratado mais profissionais.
SC tem o segundo maior crescimento industrial de 2024
Até o momento, a produção industrial de Santa Catarina acumula um crescimento de 6,4% no ano, mais que o dobro da média nacional, de 3%. O estado fica atrás apenas do Ceará, que lidera o crescimento com 8,9%. Esse desempenho coloca Santa Catarina à frente de estados como São Paulo (+4%), Rio de Janeiro (+3,5%) e Paraná (+3,2%).
Confiança e investimentos estão em alta
A confiança do empresário catarinense está em alta. O índice de confiança do industrial subiu de 49,6 pontos em agosto para 52,7 em setembro, alcançando o maior patamar de 2024. Além disso, a intenção de investir na indústria também aumentou, passando de 60 para 62,1 pontos, valor superior à média nacional de 57,8 pontos.