A manhã desta quarta-feira, dia 20 de dezembro, foi um dia histórico para a cidade de Gravatal (SC). O governo municipal apresentou o projeto da nova sede para a Prefeitura. O futuro Centro Administrativo será construído em um terreno adquirido na Rua Engenheiro Annes Gualberto, no Centro. O prédio terá três pavimentos e cerca de 1,6 mil metros quadrados de construção.
O terreno e a obra custarão aos cofre públicos, cerca de R$ 6,2 milhões. O local vai sediar as secretarias de Administração, de Planejamento, de Educação, o Setor de Compras, a Junta Militar, os Gabinetes do Prefeito e do Vice-Prefeito, e outros serviços que ficarão centralizados, unificando o atendimento à população em um só lugar, de forma inclusiva e acessível às pessoas com deficiências.
A nova sede será erguida onde antigamente ficava o antigo Clube 7 de Setembro. O recurso para a construção será utilizado através de um financiamento (Finisa), aprovado pela Câmara de Vereadores. A intenção da administração municipal é que a obra seja licitada no início de 2024.
“É um momento de muita felicidade. É uma obra que os gravatalenses esperavam há quase 20 anos, desde que a antiga sede da prefeitura foi vendida, pois não oferecia mais condições para atender à população. Em breve, poderemos estar num espaço amplo e adequado para melhorar ainda mais o atendimento à população. Agradeço ao empenho de todos os envolvidos”, comemora o prefeito Clei Rodrigues (Progressistas).
Clei completa ainda que o novo Centro Administrativo contará com dois acessos, um será pela Rua Engenheiro Annes Gualberto e o outro pela Rua Prefeito Adoldôncio David Fileti, pela SC-370. “Contaremos com um estacionamento amplo. Ficará um local de fácil localização e acesso para todos”, comemora o prefeito.
Novo espaço vai gerar economia estimada de R$ 130 mil ao ano
Atualmente, tanto a sede administrativa quanto as demais secretarias que vão migrar futuramente para o novo espaço, funcionam em prédio alugados. “Com a mudança, vamos ter uma economia mensal de pouco mais de R$ 11 mil só de aluguéis. As secretarias de Infraestrutura, Agricultura e Assistência Social seguem em seus espaços atuais pois possuem sede própria”, destaca o prefeito.
“Já a secretaria de Saúde, vai permanecer onde está atualmente, pois pela demanda, não poderá ser colocada na nova sede. Mas, isso não impede que, futuramente, ela seja levada para o terreno que é bastante amplo”, explica o vice-prefeito Jucemar Zanelato.
Clei complementa que a secretaria de Turismo será mantida no bairro Termas, em prédio alugado, pela logística do atendimento. “Não faria sentido trazê-la para o Centro. Além disso, o custo com o espaço em Termas é algo que pode ser mantido e não gera impacto”, descreve.
Centro Administrativo poderá fazer homenagem cultural
Uma das possibilidades que vem sendo analisada pela atual gestão é a que a nova sede da Prefeitura possa ser nomeada de “Centro Administrativo Porto Gravatá”. A homenagem faz jus a história de Gravatal, lembrada antes mesmo de sua emancipação, que terá seus 62 anos celebrados no próximo dia 29.
“Seria uma forma de homenagear nossos antepassados, nossa história e destacar nossa cultura. Nas proximidades de onde será a construção, há muitos anos, tivemos o nosso Porto Gravatá. De canoas, os nossos bravos colonizadores levavam e traziam mercadorias que abasteciam a região, contando com o apoio dos tropeiros. Seria uma justa forma de lembrá-los e mostrar à região a valorização que temos por nossa trajetória”, afirma o prefeito Clei.