Prefeitura de Criciúma intensifica ações de acolhimento a moradores de rua

Fotos: Gregori Flauzino PMC Notisul

Nesta sexta-feira (10), a Prefeitura de Criciúma realizou uma ação de abordagem social nos bairros Centro, Santa Luzia, Próspera e Pinheirinho. A iniciativa contou com a participação do prefeito Vagner Espíndola, o Vaguinho, e do vice-prefeito Salésio Lima, com o objetivo de oferecer apoio e internação voluntária a pessoas em situação de rua. Quinze moradores aceitaram o acolhimento e foram encaminhados para leitos clínicos contratados.

Prefeitura amplia número de leitos para atendimento social

Para fortalecer o atendimento, o prefeito Vagner autorizou a contratação de 150 leitos clínicos. Com os novos 15 internados, o número de acolhidos já chega a 59. A estimativa da Secretaria de Assistência Social é de que cerca de 280 pessoas vivam em situação de rua na cidade.

Ação integrada envolve saúde e assistência social

A operação foi coordenada pelos secretários Dudi Sônego (Assistência Social) e Deivid Freitas (Saúde), com o suporte de assistentes sociais, médicos e enfermeiros. As equipes formalizavam a documentação no momento em que o morador aceitava o acolhimento, agilizando a condução aos leitos.

Campanha de conscientização será lançada para orientar população

Na próxima semana, será lançada uma campanha para orientar a população a não oferecer esmolas. O material também trará informações sobre os canais de contato da assistência social para denúncias e detalhes sobre os novos processos de abordagem.