Delegação busca ampliar parcerias e atrair novas multinacionais para a cidade
O prefeito de Laguna, Preto Crippa (PL), acompanhado do secretário municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Rafael Fett, além de empresários da região, representantes da UDESC e outras autoridades, embarcou nesta quarta-feira (12) para a China. A missão ocorre a convite da multinacional chinesa Eikto, líder global na produção de baterias de lítio para veículos industriais, que tem sede em Laguna.
Fortalecimento de laços e atração de investimentos
Entre os dias 14 e 25 de março, a “Missão China” tem como objetivo posicionar Laguna como um polo estratégico para investimentos internacionais. Segundo Rafael Fett, a viagem busca atrair empresas com o perfil da Eikto, ampliar conexões institucionais e estreitar relações com cidades como Xangai, Xuancheng e Yangzhou.
- Apresentação de Laguna como destino para novos investimentos chineses;
- Visitas estratégicas a empresas do setor tecnológico e industrial;
- Diálogo com autoridades chinesas para cooperação bilateral.
Encontro com lideranças e visita à universidade
A agenda da missão inclui visitas a importantes centros acadêmicos e empresariais. A comitiva será recebida pelo Cônsul-Geral do Brasil em Xangai, Embaixador Augusto Pestana, e pelo chefe do Setor de Promoção Comercial e Investimentos, Winston Alexander Silva. Além disso, haverá uma visita à Universidade de Yangzhou, instituição de referência nas áreas de Ciências, Engenharia e Ciências da Vida.
Expansão da Eikto e impacto na economia local
A multinacional Eikto, que já opera em Laguna, anunciou um novo investimento de R$ 117 milhões para ampliação da sua unidade na cidade. Esse crescimento foi impulsionado pela adesão ao Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense (Prodec), que concede incentivos fiscais para indústrias no estado.
A produção anual da empresa, prevista para iniciar em junho, será de 8 mil baterias de lítio para veículos industriais, inicialmente voltada ao mercado interno, onde a Eikto detém 80% do setor, e posteriormente para exportação.
Logística privilegiada impulsiona crescimento
A localização estratégica de Laguna tem sido um dos fatores atrativos para investimentos estrangeiros. A cidade está próxima dos principais portos, aeroportos e conta com acesso ferroviário, fatores essenciais para empresas chinesas interessadas em expansão no Brasil.
“Ter uma das maiores empresas do seu segmento instalada aqui é uma oportunidade gigante para Laguna e toda a região”, destacou o prefeito Preto Crippa.