A prefeita Geovana Gessner (MDB), de Trombudo Central, município de 7,2 mil habitantes no Vale do Itajaí, foi internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) após complicações graves causadas por uma trombose. Com 39 anos, Geovana passou por uma cirurgia para a amputação da perna esquerda na segunda-feira (23). Segundo a prefeitura, a gestora respira com a ajuda de aparelhos e segue internada em um hospital de Rio do Sul.
A prefeita foi internada na última sexta-feira (20) após piora em seu quadro de saúde relacionado à trombose, condição pela qual já havia passado por outras cirurgias ao longo do ano. Um novo boletim médico está previsto para esta terça-feira (24), quando mais informações sobre seu estado de saúde devem ser divulgadas.
Geovana Gessner está sob cuidados intensivos, e as próximas horas serão cruciais para avaliar sua recuperação. Em nota, a família da prefeita agradeceu o apoio e as orações que têm recebido da população. Geovana, que já foi vereadora e é mãe de uma menina pequena, não concorre à reeleição neste ano.
O que é trombose e os sintomas
A trombose é caracterizada pela formação de coágulos sanguíneos em veias, o que pode impedir o fluxo de sangue, causando inchaço e dor. Considerada uma doença silenciosa, a trombose pode ser assintomática. Os sintomas mais comuns incluem:
- Aumento da temperatura nas pernas
- Dor nos membros inferiores
- Inchaço nas pernas
- Mudança na coloração da pele para vermelho ou roxo
- Endurecimento da pele
- Varizes e respiração rápida
Especialistas alertam que a dor na panturrilha e o inchaço das pernas são sinais de alerta que devem ser levados a sério.