Início Geral Prazo de inscrições do Enem 2024 é prorrogado para 14 de junho

Prazo de inscrições do Enem 2024 é prorrogado para 14 de junho

FOTO Agência Brasil Divulgação Notisul Digital

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogaram o prazo de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 em uma semana. Inicialmente, o prazo terminaria na sexta-feira, dia 7 de junho, mas agora os candidatos têm até a próxima sexta-feira, dia 14 de junho, para se inscrever. Além disso, as solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social também foram estendidas até a mesma data. A taxa de inscrição poderá ser paga até 19 de junho, enquanto as provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro nos 27 estados brasileiros.

Governo Federal Divulgação Notisul Digital

Mais oportunidades para estudantes

“Com essa decisão, queremos ampliar ainda mais as oportunidades para que os jovens façam o Enem, que é a porta de entrada para a graduação,” afirmou o Ministro da Educação, Camilo Santana. Estudantes de todo o Brasil, incluindo o Rio Grande do Sul, que enfrentou dificuldades climáticas recentemente, têm agora mais uma semana para se inscrever pela Página do Participante.

  • Prazo de inscrições prorrogado para 14 de junho
  • Solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social até 14 de junho
  • Pagamento da taxa de inscrição até 19 de junho
  • Provas em 3 e 10 de novembro

Alagoas e outros estados lideram em inscrições

Estados como Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe já têm praticamente todos os concluintes da rede pública inscritos no Enem. No Rio Grande do Sul, mesmo com as adversidades climáticas, mais de 70% dos formandos da rede pública já estão inscritos.

Orientações para inscrição no Enem

Para realizar a inscrição, os candidatos devem acessar a Página do Participante com o login único do Gov.br. Aqueles que não lembram a senha podem recuperá-la seguindo as orientações da plataforma. É importante lembrar que a aprovação da isenção da taxa ou da justificativa de ausência na edição de 2023 não significa inscrição automática para o Enem 2024. É necessário realizar a inscrição para participar do exame.

Valor da taxa de inscrição e métodos de pagamento

Quem não é isento deve pagar a taxa de inscrição de R$ 85, que pode ser quitada por boleto, Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (dependendo do banco). Para pagar por Pix, basta acessar o QR code que consta no boleto gerado na Página do Participante.

 

Sair da versão mobile