Poucos têm tantos motivos para agradecer

Considero-me privilegiado por tantos motivos para agradecer. Depois de diversas homenagens, medalhas, diplomas e placas, recebi ofício informando que vou receber da Câmara de Vereadores de Tubarão o título de honra ao mérito, em sessão solene no dia 26 de maio deste ano. Indicação do vereador Paulo Henrique Lúcio e aprovação unânime dos demais pares daquela Casa, que, sensibilizado, agradeço.
 
Os cinco mandatos consecutivos de vereador já constituem motivos para agradecer ao povo de Tubarão, com muito júbilo, até os fins dos meus dias. Afinal, vir do interior de Lauro Müller e receber do exigente povo tubaronense a delegação, por meio do voto, para representá-lo, tantas vezes, na Casa Legislativa, é motivo de muita satisfação e infinitos agradecimentos. 
 
Os títulos honoríficos, municipais e regionais, como o “Tubanharô”, “Anita Garibaldi” e “Nossa Folha”, recebidos diversas vezes, em reconhecimento ao trabalho de vereador e gerente regional de educação, fazem com que os agradecimentos ultrapassem as fronteira de Tubarão.
 
A medalha e o diploma do mérito funcional Alice Guilhom Petrelli – condecoração máxima do funcionário público estadual – concedida pelo governo de Santa Catarina, e a medalha do mérito Cruz e Souza, pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, elevam os agradecimentos para o nível estadual.
 
O diploma de honra ao mérito, por parte do consulado do Senegal, em Curitiba, elevam, ainda mais, os agradecimentos: para o plano internacional.
 
As dezenas de convites para ser paraninfo e/ou patrono de formaturas, pelos relevantes serviços prestados à Educação Básica e Superior, constituem, também, motivos para muitos agradecimentos.
 
Os títulos recebidos da Câmara de Vereadores – o de cidadão tubaronense e, agora, o de honra ao mérito – compõem relevo e agradecimento especial, pelo fato de acontecerem quando não mais exercia mandato eletivo ou cargo.
 
Significa que os serviços prestados à coletividade não cessaram e não foram esquecidos, mesmo depois dos referidos cargos e mandatos. Raridade nesta época em que mandato e cargo público são vistos, pela maioria população, como exercícios em benefício próprio e tudo é esquecido ou substituído muito rapidamente.
 
A melhor forma de agradecer é continuar prestando mais, melhores e entusiasmados serviços à coletividade: o que fiz (e faço) na condição de cidadão, professor, vereador, voluntário em entidades de classe, partidária, comunitária, presidente da Câmara de Vereadores e servidor público municipal número 1, ao ocupar, interinamente, a função de prefeito de Tubarão por cinco dias úteis.
 
Servir à comunidade é extremamente prazeroso e imprescindível para a equidade social. Satisfaz, alivia dores, apazigua almas, aponta rumos, dignifica e salva vidas, muito mais para quem serve do que para quem é servido. É por meio deste serviço que a humanidade minora as tantas desumanidades praticadas. 
 
Agradeço, penhoradamente, por tantas oportunidades para agradecer, e, principalmente, por  aprender e praticar a lição do serviço aos concidadãos.