Sinais de Pontuação: Vírgula

Olá, Leitor Notisul! Tudo bem?

De forma geral, os sinais de pontuação representam os recursos atribuídos à escrita, com o propósito, dentre outros, de reproduzir pausas, nos casos do ponto, vírgula e ponto e vírgula; e entonações da fala, como os pontos de exclamação e de interrogação, por exemplo. Além disso, os sinais de pontuação reproduzem, na escrita, os anseios, emoções e intensões do escritor.

Com isso, na coluna de hoje será apresentada a Vírgula (,), um sinal gráfico de pontuação que indica uma breve pausa e é usada para separar frases conectadas entre si ou elementos dentro de uma frase.

Boa leitura!
A seguir, as principais situações de uso da vírgula:

1) separar termos que possuem mesma função sintática (Classe gramatical: sujeito, verbo, adjetivo, advérbio, numeral, dentre outros.) na frase.
Exemplo:  A professora, explicou, reexplicou, e enfim, aplicou a prova.
Nessa oração, a vírgula separa os verbos.

2) isolar o vocativo (é um termo que não possui relação sintática com outro termo da oração. Não pertence, portanto, nem ao sujeito nem ao predicado para chamamento ou interpelação ao interlocutor no discurso direto, expressando-se por meio do apelativo).
Exemplo: Então, meu caro colega, explique-se imediatamente!

3) isolar o aposto (É um termo que se junta a outro de valor substantivo ou pronominal para explicá-lo ou especificá-lo melhor. Vem separado dos demais termos. É uma palavra ou expressão que explica ou que se relaciona com um termo anterior com a finalidade de esclarecer, explicar ou detalhar melhor esse termo).
Exemplo:  A Karina, funcionária homenageada do mês, recebeu um dia de folga nessa semana.

4) isolar termos antecipados, como complemento ou adjunto (O adjunto adnominal possui função adjetiva na oração, a qual pode ser desempenhada por adjetivos, locuções adjetivas, artigos, pronomes adjetivos e numerais adjetivos).
Exemplo: Um desejo enorme de abraçar meu filho, eu senti quando olhei a foto dele no meu celular. (antecipação de complemento verbal)
Exemplo:  Tudo foi feito, naquele momento, para evitarmos uma tragédia! (antecipação de adjunto adverbial)

5) separar expressões explicativas, conjunções e conectivos: isto é, ou seja, por exemplo, além disso, pois, porém, mas, no entanto, assim, dentre outros.
Exemplo: A lição de hoje foi repassada por e-mail, ou seja, todos terão acesso aos conteúdos para estudar em casa.

6) separar os nomes dos locais de datas.
Exemplo:   Tubarão (SC), 1º de fevereiro de 2019

7) isolar orações adjetivas explicativas.
Exemplo:  A música, que você cantou para mim, é muito romântica e emocionante.

Até a próxima semana e fique com Deus!
Dúvidas? Entre em contato! WhatsApp: (48) 99625-6303