Revisar um texto, precisa?

Olá, leitor Notisul! Tudo bem?
Cada texto, por mais simples que seja, precisa ser revisado, pois permite uma mudança de posição, de escritor para leitor, a qual contribui para aprimorá-lo e possibilita que a mensagem seja transmitida de forma eficaz e compreensível a quem se destina. Desde um ofício a uma tese, todo texto, necessariamente, requer uma revisão total. Por isso, a coluna desta semana apresenta os principais aspectos que contribuem para o êxito desta atividade, a saber:

1) Gramática:
a) Ortografia: averiguar a escrita correta das palavras. Em caso de dúvidas, recorra ao dicionário.
Exemplo: concerteza (correto: com certeza)
b) Pontuação: vírgula, ponto e vírgula, ponto de interrogação e de exclamação são alguns exemplos de pontuação utilizados em um texto. Fique atento à colocação ou não, principalmente, de uma vírgula, que pode mudar completamente o sentido de um texto.
Exemplo: Deus odeia o racismo e você? (errado)
Deus odeia o racismo, e você? (correto)
c) Concordância verbal e nominal: é importante averiguar se todos os verbos concordam com seus sujeitos e se os substantivos estão concordando com o artigo, numeral, pronome ou adjetivo que os acompanham.
Exemplos: As pessoas faz de tudo para comprar os presentes de Natal. (fazem)
Os meu pais são muito bons para mim. (meus)
d) Regência verbal: averiguar se a regência do verbo está coerente com seu complemento.
Exemplo: Assisti o programa de culinária da D. Tereza. (ao)
e) Colocação pronominal: o posicionamento dos pronomes é de extrema relevância para uma compreensão adequada do texto.
Exemplo: Me fiz entender? (correto: fiz-me)

2) Estrutura:
a) Há uma ideia central que norteia o texto.
b) Há uma sequência de fatos estruturados em uma lógica-temporal.
c) Há presença dos aspectos do tipo textual desenvolvido: dissertação (exposição e defesa de argumentos); narração (conflito e exposição da personagem); descrição (características do local e fatos relatados), por exemplo.
d) Há conclusão contendo, de forma resumida, o que foi abordado com a apresentação de uma opinião acerca do que foi exposto ou uma solução para o conflito.

3) Estética:
a) Letra legível (em caso de escrita manual);
b) Paragrafação: disposição correta dos parágrafos. Estes devem estar bem estruturados e delimitados por pontuação;
c) Margens regulares: as palavras devem ir até o fim da linha; (exceção para poema)
d) Travessão: espaçamento devido antes da utilização deste;
e) Rasura: o adequado é não ter. Mas caso ocorra, riscar com um só traço o termo errado e colocá-lo entre parênteses. Coloque a palavra correta acima, ou continue a escrever normalmente, caso o erro aconteça no momento da escrita e na folha definitiva.

4) Estilística:
a) Os elementos conectivos são essenciais para a coesão, compreensão do texto. Exemplos: mas, porém, contudo, entretanto, todavia, dentre outros.
b) Repetição de palavras e também de ideias empobrecem o texto.
c) Evitar o emprego de palavras ou de argumentos em lugares errados.
d) Não escrever frases longas, pois deixam o texto confuso.
Até a próxima semana e fique com Deus!

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