A fiação do sistema elétrico da ponte Orlando Francalacci, em Tubarão, foi furtada pela terceira vez em menos de um ano. O crime foi registrado novamente na segunda-feira (6), afetando a iluminação do local. Este é o segundo incidente envolvendo furtos de fiação em pontes da cidade, já que há três semanas, o mesmo problema ocorreu na ponte Manoel Alves dos Santos, no bairro Morrotes. O prejuízo, além de comprometer a segurança pública, também gera custos adicionais aos cofres municipais.
Furtos prejudicam serviços públicos e geram prejuízos
Além dos transtornos causados à população, o furto da fiação implica em um alto custo para a prefeitura. A equipe terceirizada que presta serviços à Cosip (Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública) levou toda a tarde de segunda-feira para restaurar a iluminação da ponte Orlando Francalacci.
- Custo significativo: Mais de 100 metros de fios foram necessários para que a ponte voltasse a funcionar normalmente.
- Atrasos nos serviços públicos: Enquanto o problema era resolvido, outros protocolos e serviços deixaram de ser atendidos.
Ações para evitar novos furtos
Segundo o gerente da Cosip, Antônio Alves Heleodoro, a repetição desse tipo de crime é um sério problema para a cidade. Para evitar que isso ocorra novamente, a prefeitura está estudando alternativas mais seguras para proteger a infraestrutura pública.
- Estudo de soluções seguras: A prefeitura está buscando formas mais eficazes para garantir a segurança da fiação elétrica.
- Preocupação com o futuro: O município está comprometido em minimizar os impactos desse tipo de crime para os cidadãos e os recursos públicos.