Início Geral Ponte de Congonhas reduz trajeto em 20 km

Ponte de Congonhas reduz trajeto em 20 km

Tubarão

Desde 2014, a Ponte Sírio José Domingos, mais conhecida como Ponte de Congonhas, em Tubarão, era muito solicitada por moradores e turistas. Entregue há quase cinco meses, a travessia, que faz a ligação entre os bairros Congonhas, em Tubarão, e Jabuticabeira, em Jaguaruna, está beneficiando moradores que se deslocam diariamente entre os municípios.

Antes da conclusão da obra, a distância média percorrida entre as duas cidades era de aproximadamente 20 quilômetros. Agora, o percurso foi reduzido para oito quilômetros. O principal benefício é a economia de combustível com o encurtamento da distância.

Quem se beneficia também com a entrega da ponte são os comerciantes do Balneário Camacho (Jaguaruna) e o Farol de Santa Marta (Laguna). A rua Rui Barbosa, do lado de Tubarão, sempre foi a principal via de acesso para o turismo na cidade, mesmo quando à época da ponte de madeira. Uma via mais estruturada e o encurtamento do trajeto vão impulsionar o deslocamento até os destinos, já que se torna mais viável o acesso à BR-101.

Outra vantagem, já observada, é a valorização imobiliária na região. A morosidade na finalização da ponte mantinha os bairros tubaronenses Congonhas e Santo Antônio de Pádua, por exemplo, fora dos holofotes. Porém, com o boom na construção civil na Cidade Azul, nos últimos dois anos, sobretudo em loteamentos por meio de investimentos de importantes urbanizadoras, os bairros agora estão na mira de investidores e moradores.

A Costa Sul Urbanismo, do Grupo Lumis, por exemplo, foi a primeira urbanizadora a acreditar e a investir na região. O Loteamento Nova Congonhas ajudou a impulsionar a valorização local, sobretudo, depois de abril, quando foi finalizado e entregue aos compradores. Não à toa o empreendimento está praticamente todo vendido, restando apenas poucos lotes à comercialização – cerca de 20 unidades.

Sair da versão mobile