Presidente sanciona o título de Capital Nacional da Maçã para São Joaquim

Um dos primeiros atos do Presidente Jair Bolsonaro foi sancionar o Projeto de Lei de Número LEI Nº 13.790 , do dia 03 de Janeiro de 2018 concedendo à São Joaquim o título oficial de Capital Nacional da Maçã.

Há muitos anos se falava que São Joaquim era a Capital Nacional da Maçã, outros diziam que o título pertencia a cidade de Fraiburgo, mas o que muitos não sabiam este título não havia sido concedido a nenhuma das cidades até então e só foi possível graças a um projeto de autoria do Deputado Ronaldo Benedet que apresentou o PL 3961/2012 conferindo este status para a cidade de São Joaquim.

O Projeto tramitou, desde 2012, em diversas comissões na Câmara dos Deputados e também no Senado, até seguir para a Sanção Presidencial que ocorreu nesta quinta-feira (03) de Janeiro de 2019 sendo sancionada pelo próprio presidente recém empossado Jair Bolsonaro.

Com um pouco mais de 26 mil habitantes e localizada há cerca de 218 quilômetros de Florianópolis, São Joaquim foi apelidada de “Cidade da Neve” pelas baixas temperaturas no inverno, registrando ainda geadas em certos meses do ano.

A alta produção é possível pelas “boas condições climáticas e do solo próprio para obter umas das melhores maçãs do mundo”. No relatório, o senador elenca a altitude e o frio intenso da região como fatores contribuinte para produção de maçãs com formato, coloração e sabor apropriados.

Tradição

O cultivo das macieiras no município remota a uma tradição de mais de 50 anos. Desde 1952, ocorre na cidade, em outubro, a Festa Nacional da Maçã. O evento já teve nomes diferentes, quando a produção local da maçã ainda era artesanal, mas desde 1978 ganhou a denominação atual e o município passou a ser conhecido informalmente como a Capital Nacional da Maçã.