Ponticelli assumirá a presidência da Fecam

A chapa única, liderada pelo prefeito de Tubarão (Amurel), Joares Ponticelli, foi homologada para comandar a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) na gestão 2019/2020. A chapa de consenso foi deliberada pelos prefeitos e prefeitas indicados ao processo eleitoral pelas 21 associações de municípios. Nesta metodologia, já tradicional, o municipalismo catarinense contempla a ampla representação regional e a diversidade política de Santa Catarina. Comandaram a presidência da Fecam nos últimos anos a prefeita de São José, Adeliana Dal Pont (PSD) – 2017 -; o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (MDB) – 2018 -; com interinidade assumida pela prefeita de São Cristóvão do Sul, Sisi Blind (PP) e, agora, com a indicação de chapa liderada pelo prefeito de Tubarão. 

“Sempre fui um defensor do associativismo. Estou muito motivado para esse novo desafio. Temos um time com excelentes nomes que têm todas as condições para cumprir as várias demandas e pautas da Fecam”, destaca. Ponticelli foi presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) em 2013, ano em que assumiu interinamente o governo do Estado por um período de dez dias, enquanto deputado estadual. Em 2017, presidiu a Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel). Em 2018, atuou como membro titular do Conselho Fiscal da Federação Catarinense de Municípios (Fecam). Atualmente, é vice-presidente da Frente Nacional dos Prefeitos (FPN) – gestão 2017/2019. 

A chapa para as eleições da Fecam é também formada pelo prefeito de Balneário Piçarras (Amfri), Leonel José Martins, como 1º vice-presidente; o prefeito de Itapoá (Amunesc), Marlon Roberto Neuber, como 2º vice-presidente; o prefeito de Itapiranga (Ameosc), Jorge Welter, como 3º vice-presidente; o prefeito de Pomerode (Ammvi), Ércio Kriek, como 1º secretário e o prefeito de Mafra (Amplanorte), Wellington Roberto Bielecki, como 2º secretário. 

O Conselho Fiscal é integrado por oito titulares e sete suplentes, todos prefeitos. Os Conselhos Executivo e Fiscal, juntamente com o Conselho Deliberativo, composto pelos prefeitos que presidem as 21 associações de municípios de Santa Catarina, formam uma diretoria pluripartidária e contemplam todas as regiões do Estado. 

A composição da chapa foi publicada no DOM, conforme prazos que correm com base no regulamento eleitoral. A eleição acontecerá na próxima terça-feira (15), em atos que iniciam às 13h30, no Auditório Milton Fett, da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). 

A posse será realizada após a palestra sobre “Cenários 2019: a política e a economia no radar de Santa Catarina”, que começa às 15h. A palestra será apresentada pelo doutor em economia, pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, Samuel de Abreu Pessôa. Na mesma data e local ocorrem a eleição das outras entidades do Sistema Fecam: Egem, Ciga, Aris e Cimcatajrina. A participação do governador Carlos Moisés também é esperada.

A prefeita de São Cristóvão do Sul, Sisi Blind, presidente em exercício da Fecam, registrou sua satisfação. “É uma experiência de composição de diversidade e ampla representação, por intermédio de um processo aberto, democrático e transparente, que desde o início do mês de dezembro, movimentou as associações de municípios, com a indicação de representantes, em modalidade única que assegura a participação e controle de todos no processo de escolha”, explica.