Parceria criada no Congresso de Prefeitos de SC oferece curso em Autoridade de Trânsito

Foi lançado, durante o Congresso de Prefeitos em SC, o curso gratuito EAD de Autoridade de Trânsito. O aperfeiçoamento é uma parceria entre a Federação Catarinense de Municípios (Fecam), a Escola de Gestão Pública Municipal (Egem) e o Conselho de Órgãos Municipais Integrados ao Sistema Nacional de Trânsito (Comitra).

O diretor executivo da Fecam, Rui Braun, destacou a importância de se pensar novos modelos de qualificação e capacitação. “Estamos decididos a implementar ensino a distância, reduzir custos de deslocamento e promover treinamentos e capacitações em dimensão digital e remota, de forma a alcançar mais servidores e segmentos municipais. Estamos convictos de que esta experiência é inadiável e precisa ser incorporada pelo municipalismo catarinense”.

A presidente da Amai, prefeita de São Domingos, Eliéze Comachio, destacou o compromisso de toda equipe da Amai no desenvolvimento dos projetos, criatividade e atendimento às demandas de todos os prefeitos e celebrou a parceria criada. “O Amai/EAD vem com intuito de diminuir o tempo na capacitação, deixá-la mais rápida e integrativa, possibilitando aos servidores formação de forma gratuita pela Associação, que é a única associação de municípios do Brasil com plataforma EAD”, finaliza.

O curso de Autoridade de Trânsito tem o objetivo de qualificar os servidores municipais responsáveis pelo departamento de trânsito, no exercício das competências, bem como para a gestão municipal do trânsito. O conteúdo é ministrado por Clarice Beatriz Serena, Autoridade de Trânsito, do município de Xanxerê; presidente do Comitra, diretora de trânsito e engenheira de tráfego; advogada; pós-graduanda em Gestão de Trânsito.

As inscrições seguem abertas até 7 de outubro pelo site: https://ead.amaisc.org.br/. As aulas estarão disponíveis em 8 de outubro, com duração de 30 dias para conclusão. Dentre os conteúdos são abordadas as responsabilidades da autoridade de trânsito, gestão municipal do trânsito, agente de autoridade de trânsito, conceito de agente de trânsito, processos administrativos, sinalização viária e fiscalização.