Ministro da Infraestrutura assina contrato de concessão da BR-101/Sul; vigência será pelos próximos 30 anos

Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, esteve em Jaguaruna para assinatura do contrato de Concessão da BR 101 Sul, que ficará em vigor durante os próximos 30 anos.

O Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, esteve em Jaguaruna para a assinatura do contrato de concessão da BR-101/Sul. A cerimônia aconteceu na manhã desta segunda-feira (6) no saguão do Aeroporto Regional Sul – Humberto Ghizzo Bortoluzzi, e contou com a presença de autoridades do Governo Estadual e Federal, e autoridades da Região de Criciúma. Da Amurel, participou apenas o presidente da Associação, prefeito de Treze de Maio, Clesio Bardini de Biasi.

O trecho concedido tem 220,42 km de extensão e passa pelos de Paulo Lopes, Garopaba, Imbituba, Laguna, Pescaria Brava, Capivari de Baixo, Tubarão, Treze de Maio, Jaguaruna, Sangão, Içara, Criciúma, Maracajá, Araranguá, Sombrio, Santa Rosa do Sul e São João do Sul. O empreendimento prevê investimentos de R$ 3,4 bilhões e custos operacionais de R$ 4,0 bilhões, nos 30 anos de duração da concessão.

Marco Cauduro, CEO da Concessionária Catarinense de Rodovias S.A (CCR), diz que a empresa não tem anos anos de responsabilidade na entrega de serviço de qualidade para o setor. “Temos uma reponsabilidade diante das comunidades que a gente impacta, damos nossa palavra de compromisso pelo trabalho de excelência que vamos prestar”.

O diretor-geral em exercício da ANTT, Marcelo Vinaud Prado, afirma que o contrato de concessão está bem elaborado e pronto para os usuários poderem usufruir do melhor de uma infraestrutura adequada. “Temos certeza do compromisso da concessionária. E da ANTT vocês podem esperar  o melhor em termos de gestão  e fiscalização do contrato.”.

A vice-Governadora Daniela Reinehr diz que infraestrutura em Santa Catarina não é gasto, é investimento e que o Estado tem macrorregiões bem desenvolvidas, só falta estrutura. “É um setor que agrega a balança comercial federal e concessão terá um retorno rápido aos cofres públicos e ao desenvolvimento do país do Estado”.

De acordo com o Ministro da Infraestrutura, o Governo Federal faz concessões para tornar o Brasil mais eficiente, com custos menores. “Nossas concessões salvam vidas e geram riqueza. Parabéns à CCR que estudou, confiou no projeto e fez uma proposta agressiva porque enxergou sinergias que existem no trecho Sul. O Estado ganhou uma grande concessionária e vai fazer um grande trabalho. Parabéns aos catarinenses por receberem esse contrato que ganha corpo e logo já irão sentir a prestação dos serviços”.

 

Entre no nosso grupo do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/Notisul.