Eleitores de duas cidades catarinenses escolhem prefeito e vice neste domingo

#ParaTodosVerem Na foto, uma urna eletrônica
- Foto ilustrativa | Antonio Augusto | TSE | Divulgação

Os eleitores dos municípios de Porto Belo e Presidente Castello Branco voltarão às urnas neste domingo (5) para eleger os novos prefeitos e vice-prefeitos. A votação ocorrerá das 8 às 17 horas, e a apuração dos votos será feita logo após o término. Porto Belo, no Litoral Norte, terá nova eleição após o prefeito e o vice decidirem renunciar aos cargos para os quais foram eleitos em 2020. Emerson Stein deixou o posto de prefeito para concorrer a deputado estadual nas eleições deste ano, e Elias Cabral optou por não assumir o comando do município e retornar à carreira na Rede Estadual de Ensino, onde é servidor efetivo. Estarão aptos a votar na eleição suplementar 14.791 eleitores, em 41 seções distribuídas por nove locais de votação. Conduzirão os trabalhos 164 mesários, entre voluntários e convocados pela Justiça Eleitoral.

O pleito será acompanhado de perto pela ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Maria Claudia Bucchianeri Pinheiro. Já Presidente Castello Branco terá nova eleição porque o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) confirmou a cassação dos diplomas de Tarcilio Secco e Ademir Pedro Tonielo, eleitos respectivamente prefeito e vice-prefeito em 2020. Eles foram condenados por terem ofertado dinheiro a eleitores para não votarem no dia do pleito – conduta que configura captação ilícita de sufrágio -, prática proibida por lei. Poderão votar no domingo 1.491 eleitores que se encontravam em situação regular e com domicílio eleitoral no respectivo município até o início de janeiro. Vinte mesários irão trabalhar nas cinco seções eleitorais distribuídas por três locais de votação.

Fonte: Jean Peverari | Assessoria de Comunicação Social do TRE-SC
Edição: Zahyra Mattar | Notisul

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul