Gelson Merisio (PSD) e Comandante Moisés (PSL) vão ao segundo turno

O segundo turno para o governo de Santa Catarina será entre o candidato Gelson Merísio (PSD), com 31,04% do total de votos, e Comandante Moisés (PSL), com 29,87%. Até as 20h04, 97% das seções haviam sido apuradas.

Carlos Moises da Silva é advogado e natural de Florianópolis. Bombeiro militar da reserva, atuou como comandante do batalhão de Tubarão, no Sul do Estado, por 18 anos. Além da carreira no Corpo de Bombeiros, ele foi coordenador da Defesa Civil entre 2012 e 2014 e assessor dos Bombeiros na Secretaria de Justiça e Cidadania entre 2014 e 2016. Participa da disputa de cargos eletivos pela primeira vez. Veja mais detalhes do candidato.

Natural de Xaxim, no Oeste do Estado, Merisio mudou-se ainda jovem para Xanxerê, onde foi eleito para vereador em 1988. Depois, foi presidente da Facisc e diretor financeiro da Casan. Também atuou como secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, secretário de Agricultura e chefe da Casa Civil. Assumiu o cargo de deputado estadual como suplente em 2005 e reelegeu-se para a função nos três pleitos seguintes.  Veja mais detalhes do candidato.