‘Cidadão catarinense’, Lula fecha agenda pelo Estado neste domingo à tarde

Florianópolis

O ato com apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Largo da Catedral Metropolitana de Florianópolis, terminou por volta das 14h20 deste sábado (24). Mesmo com protesto de entidades empresariais através de nota oficial que circulou nesta sexta-feira (23), Lula recebeu o título de Cidadão Catarinense da Assembleia Legislativa (Alesc) e agradeceu durante o discurso.

“Eu agora estou cidadão catarinense”, disse, elogiando o Estado. “O cara mais esperto do mundo é o cara que participou da demarcação do território de Santa Catarina. Vocês ainda não devem ter conseguido visitar todas as suas praias”, enalteceu, falando das belezas catarinenses.

Ao chegar a Florianópolis, Lula participou de um encontro com reitores de universidades federais, na Alesc. Os deputados estaduais petistas Ana Paula Lima, Luciane Carminatti e Dirceu Dresch atuaram para que o título concedido a Lula em 2008 pelo Parlamento pudesse ser entregue oficialmente agora, o que foi feito durante o ato público.

Garantia de candidatura

O ex-presidente garantiu que pretende ser candidato e criticou a condenação à prisão. “Eu tinha consciência de que não admitiriam que um metalúrgico fosse presidente do país. Esse processo começou com uma mentira do Jornal O Globo, de que o apartamento era meu. O moleque do Ministério Público (MP) deveria ser exonerado. Acusação mentirosa dizendo que o PT era uma organização criminosa criada para roubar o Brasil. Eu acredito na Justiça. Pensei que o juiz Sérgio Moro iria recusar a acusação do MP. Mas, ele já era refém da imprensa e refém da Globo, e me condenou a nove anos. O Moro mentiu na sua sentença. Graças a Deus viria para uma instância no Paraná, o TRF4, mas aumentaram a condenação para 12 anos e um mês. Não quero estar acima da lei, só o que quero é que eles leiam o processo e julguem o mérito. Se não tiver prova, eles que peçam desculpas para mim”, enfatizou, sendo aplaudido pela militância.

Manifestantes do Movimento Brasil Livre (MBL) e outras organizações também ocuparam o centro de Florianópolis, para protestar contra a vinda do ex-presidente. Houve algumas brigas, mas nada com muita gravidade.

A Caravana Lula, que depois passou por Chapecó e também foi hostilizada. Segue em Santa Catarina e depois vai para o Paraná, fechando o ciclo da passagem pelos três Estados do Sul do país, onde esbarrou com forte resistência até agora.

Agenda para este domingo e segunda-feira

Nova Erechim – SC

Domingo, 25 de março de 2018.

10h: Encontro com o sistema cooperado da agricultura familiar

São Miguel do Oeste – SC

Domingo, 25 de março de 2018.

14h30: Visita na produção de leite CooperOeste.

18h30: Ato cultural

Francisco Beltrão – PR, às 10h

Ato da Agricultura Familiar do Sudoeste do Paraná

Foz do Iguaçu – PR, às 17h

Seminário Internacional da Tríplice Fronteira