A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) lançou nesta semana, a operação preventiva “Saiba Beber” durante as tradicionais Festas de Outubro no Vale do Itajaí. A ação visa conscientizar os motoristas sobre os riscos de beber e dirigir, com barreiras policiais e fiscalização intensiva para garantir a segurança nas estradas.
Barreira policial e fiscalização da alcoolemia
A operação, coordenada pelo Comando de Polícia Militar Rodoviária (CPMRv), terá barreiras policiais em locais estratégicos, com foco na fiscalização da alcoolemia e em outros aspectos das normas de trânsito. O objetivo é garantir que os motoristas trafeguem de forma segura, especialmente durante os eventos festivos da região.
Barreira em pontos estratégicos do Vale do Itajaí
Foco na fiscalização de alcoolemia
Prevenção de acidentes e garantia de segurança nas estradas
Alternativas para se locomover com segurança
Segundo o capitão João Gabriel de Moura Iglesias, da 3ª Companhia do 1° BPMRv, existem várias formas seguras para curtir as festas, como uso de aplicativos de transporte, caronas solidárias e motoristas da rodada. O capitão reforça que as opções estão disponíveis para evitar que motoristas arrisquem suas vidas e a dos demais.
Uso de motoristas de aplicativo e caronas solidárias
Motorista da rodada é uma alternativa segura
Festas podem ser aproveitadas sem riscos no trânsito
Rigor da lei para quem dirige sob efeito de álcool
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é claro sobre as penalidades para quem dirige sob influência de álcool. O artigo 165 prevê multa de R$ 2.934,70 e suspensão da habilitação por até 12 meses. Em caso de recusa ao teste do bafômetro, a penalidade é a mesma. Se houver reincidência em 12 meses, a multa é dobrada e a CNH cassada.
Multa de R$ 2.934,70 e suspensão de até 12 meses
Reincidência dobra o valor da multa e resulta na cassação da CNH
Beber e dirigir é infração gravíssima, com penalidades rigorosas