Após trabalho realizado no local do crime, o suspeito foi capturado por agentes lotados na Delegacia de Polícia de Imbituba e conduzido à unidade policial para a lavratura do Auto de Prisão em Flagrante pelo crime de tentativa de homicídio, na forma tentada, qualificada pelo motivo fútil (art. 121, parágrafo segundo, inc. II, CP c/c art. 14, II, CP).
Conforme investigação realizada, a motivação do crime teria sido uma disputa por terreno. Ao chegar à sua residência, a vítima e a esposa foram repreendidas pelo suspeito. Durante a discussão, o suspeito pegou um martelo e desferiu um golpe na cabeça da vítima. Em seguida, após a vítima tentar se defender, o suspeito ainda pegou uma enxada, que estava no local, e desferiu outro golpe na cabeça da vítima.
Importante ressaltar que a prisão em flagrante só se tornou possível diante do pronto atendimento realizado pelos policiais civis convocados para a Operação Estação Verão e da troca de informações com a Polícia Militar, que também auxiliou na contenção do local do crime.