Na quarta-feira (10), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia Polícia da Comarca (DPCO) de Laguna, encerrou um inquérito policial que investigava maus tratos e a comercialização ilegal de filhotes de cães das raças PitBull e American Staffordshire Terrier.
Denúncias e investigação
- No início deste ano, foram recebidas diversas denúncias de maus tratos e venda irregular de cães dessas raças, principalmente em redes sociais.
- Após uma troca de informações entre a DPCO de Laguna e a Diretoria de Bem Estar Animal do município, uma investigação foi iniciada.
Operação e conclusões
- Uma operação conjunta entre a Polícia Civil e a Diretoria de Bem Estar Animal foi realizada no endereço do criadouro denunciado.
- Embora vazio no momento da operação, alguns cães foram encontrados no local, um deles em condições de confinamento inadequadas, configurando crime de maus tratos.
- Com base nas evidências coletadas, o responsável pelo canil foi indiciado pelo crime de maus tratos.
Importância da conscientização
- A Polícia Civil reforça que maus tratos a animais são crimes e destaca a participação na campanha de conscientização do Abril Laranja, mês de prevenção contra a crueldade animal.