Um policial militar de Santa Catarina participou como palestrante no VII Encontro Anual da Rede Brasileira sobre Operações de Paz (Rebrapaz). Este evento foi realizado nesta quinta-feira, 26 de outubro, de forma híbrida por meio do Centro Universitário e Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação (IBMR) em parceria com a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (Eceme), no Rio de Janeiro.
Na oportunidade, o cabo Raony Kambará Rocha Osório, participou do painel sobre “Missões políticas especiais – tendências, desafios e oportunidades”, ao lado da embaixadora Gilda Motta Santos Neves (MRE), major do Exército Brasileiro, Gabriela Rocha Bernardes e foi moderado pela doutora Eduarda Hamann da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Em sua palestra, o militar abordou a experiência como consultor policial na Missão de Apoio da ONU na Somália (UNSOM), onde atua desde maio de 2022, cedido pela Polícia Militar de Santa Catarina. Durante a reunião, ele destacou o papel da ONU na Somália, no apoio ao desenvolvimento das instituições, promoção de direitos humanos e reconciliação. Outra pauta abordada foi sobre a importância do componente policial da missão no apoio à implementação do sistema federado de polícia no país.
O evento, que foi co-organizado pela Rebrapaz, Eceme e Centro Universitário IBMR, contou ainda com palestras sobre os seguintes temas: Impactos das recorrentes ameaças a peacekeepers da ONU; Mulheres, Paz e Segurança; O papel do Brasil nas crises de nossa região – Colômbia e Haiti.
Sobre a Rebrapaz
É uma rede brasileira de pesquisa e capacitação sobre operações de paz. A rede tem como missão ampliar, aprofundar e qualificar o debate sobre operações de paz da ONU no Brasil, e contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento de capacidades sobre estas operações a partir do Brasil.