Em julho, o Ministério de Portos e Aeroportos divulgou a versão atualizada do Plano Mestre do Complexo Portuário de Imbituba e Laguna. Este documento tem como objetivo delinear ações e investimentos de curto, médio e longo prazos nos portos, em seus acessos e nas relações porto-cidade, conforme previsto na Lei Federal 12.815/2013 e na Portaria MInfra nº 61, de junho de 2020.
Participação da comunidade portuária
A atualização do Plano Mestre foi coordenada pela Infra S.A. e contou com a participação ativa da comunidade portuária. Foram realizadas reuniões com representantes da Secretaria Nacional de Portos (SNP), membros do Conselho de Autoridade Portuária (CAP), arrendatários, operadores e órgãos intervenientes. Após a compilação e análise de dados, uma versão preliminar foi disponibilizada para consulta pública, recebendo contribuições de diversas instituições e da comunidade.
- Reuniões com diversos representantes
- Consulta pública para validação de informações
- Participação ativa da comunidade portuária
Diretrizes para expansão e modernização
Daniel Rodrigues Aldigueri, Coordenador-Geral de Planejamento e Gestão Fundiária da SNP, ressaltou a importância do Plano Mestre como instrumento de planejamento. Ele aponta diretrizes para a expansão e modernização das operações portuárias, identificando oportunidades de desenvolvimento do Complexo Portuário de Imbituba e Laguna em termos de movimentação de carga, expansão de capacidade e avanços tecnológicos.
Publicação do plano e envolvimento da comunidade
Urbano Lopes de Sousa Netto, diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, destacou o privilégio do Porto de Imbituba ser o segundo a ter o Plano Mestre atualizado neste ciclo. Ele agradeceu o empenho da equipe da Infra S.A. e do MPOR, bem como o engajamento da comunidade portuária de Imbituba, para dotar os portos com instrumentos de planejamento que nortearão investimentos futuros.
Acesso ao documento atualizado
A versão atualizada do Plano Mestre está disponível no Portal da Transparência do Porto de Imbituba e no site do Ministério de Portos e Aeroportos, onde é possível acessar o acervo completo dos Planos Mestres dos Portos Públicos.