Representantes dos pescadores artesanais de Florianópolis divulgaram a 17ª Abertura da Safra da Tainha durante uma sessão na Assembleia Legislativa. Confira os detalhes deste evento tradicional:
Celebração na praia do Campeche
- Carla Inácio, presidente do instituto de pesca artesanal Getúlio Manoel Inácio, junto com outros representantes dos pescadores, convidou toda a comunidade para o evento que acontecerá em 1º de maio, na Praia do Campeche, em Florianópolis.
- A programação inclui café da manhã, missa de benção aos pescadores e apresentação de filmes, além de atividades artísticas como música, exposição de fotografias e rodas de conversa.
Reconhecimento cultural e social
- O evento, que já acontece há 17 anos, foi selecionado pelo edital Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura, destacando a importância da pesca da tainha como patrimônio cultural de Santa Catarina.
- Carla ressaltou que a atividade pesqueira não apenas movimenta a economia, mas também promove o desenvolvimento social e a sustentabilidade ambiental.
Apoio parlamentar
- O deputado Marquito (Psol) pediu celeridade na tramitação de um projeto para incluir a Abertura da Safra da Tainha no calendário oficial de eventos de Santa Catarina, enfatizando a tradição e importância da pesca artesanal.
- Os deputados José Milton Scheffer (PP) e Mário Motta (PSD) também reconheceram a relevância do evento e da cultura da tainha para o estado.