O governador Carlos Moisés sancionou a lei que cria Política Estadual de Incentivo ao Terceiro Setor em Santa Catarina. Com ela, Santa Catarina contará com uma política pública permanente para estimular e fortalecer as organizações da sociedade civil em atuação no estado. A Casa Civil orienta e coordena as ações e os projetos a serem realizados por órgãos e entidades da administração estadual para a realização dos objetivos da nova política de incentivo. Poderão ser atendidas as entidades privadas sem fins lucrativos, as cooperativas sociais e organizações religiosas que se dediquem a atividades de cunho social. Santa Catarina conta desde abril de 2020 com a Rede Laço.

O programa é hoje responsável pela integração entre o poder público estadual e as entidades do terceiro setor, com foco no incentivo e promoção do voluntariado. “A Rede Laço hoje faz as capacitações para a elaboração de projetos, divulga os editais e também faz o cadastro das entidades e dos voluntários. A nova lei garante que essas instituições tenham sempre uma porta aberta dentro do governo do Estado”, destaca a presidente da Rede, a primeira-dama Késia Martins da Silva.

A nova legislação também permitirá ao governo capacitar as entidades para atividades de inovação e captação de recursos, e integrar as bases de dados sobre o terceiro setor. Define ainda a articulação entre governo e iniciativa privada no incentivo à captação de recursos para projetos de organizações sociais. “Com a lei, estamos criando um selo social que será concedido às instituições e empresas que fomentam e incentivam o terceiro setor. O governo vai criar e ampliar a conectividade de todas essas instituições, pois elas estão presentes muitas vezes onde o Estado não pode estar. Por isso, essa lei é de grande relevância. Nós vamos incentivar essa atividade importantíssima aqui em Santa Catarina”, explica o governador Carlos Moisés.

Festa do Pinhão

Com apresentações musicais no plenário e no hall da Alesc. foi lançada a 32ª Festa Nacional do Pinhão, que será realizada de 10 a 19 de junho no Parque de Exposições Conta Dinheiro, em Lages. O anúncio ocorreu durante a sessão ordinária por solicitação do deputado Marcius Machado (PL). A realeza, formada pela rainha, Raissa Wiggers, 1ª princesa, Natália Heineck, e 2ª princesa, Caroline de Lima, informou que os dois anos de paralisação da festa provocaram uma grande procura por ingressos, chegando a 20 mil na primeira hora de vendas pela internet. A partir do dia 3 de junho, o Recanto do Pinhão, no centro de Lages, trará toda a programação artística da festa.

Celesc

A Celesc alerta os consumidores para a crescente incidência de golpes usando o nome da empresa em faturas falsas enviadas por e-mail. A situação está sendo registrada em diferentes regiões de Santa Catarina. Para prevenir e evitar possíveis transtornos, a Celesc orienta que, neste momento, a atenção seja redobrada para o e-mail do remetente, que deve ser obrigatoriamente celesc-fatura@celesc.com.br, e também para os dados cadastrais da Companhia, como a razão social (Celesc Distribuição SA) e o CNPJ (08.336.783/0001-90).

Porto de Imbituba

A SCPAR Porto de Imbituba lançou o chamamento para doação de Estudos de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental (EVTEA) para subsidiar a modelagem de futuros arrendamentos de oito áreas públicas operacionais disponíveis no Porto Imbituba. Os interessados deverão apresentar requerimento de autorização, até 11 de junho, para o e-mail comercial@portodeimbituba.com.br.A documentação completa e descrição de todo o processo está disponível no Edital nº 001/2022, publicado no site do Porto de Imbituba (portodeimbituba.com.br), na aba “Invista no Porto de Imbituba”.

Qualifica

Novas oportunidades chegarão em Garopaba nesta quinta-feira, 26, com o caminhão do Qualifica SC que ofertará serviços à população como corte de cabelo e esmaltação, além de mais de 5 mil cursos EAD e presenciais acompanhado ainda da Caravana do Emprego com vagas de emprego para a população. Além da capacitação, a Caravana do Emprego irá oferecer oportunidades de emprego. São aproximadamente 150 vagas disponíveis para a região de Garopaba. A Caravana também realiza atendimento ao trabalhador e ao empregador.

Jesse e Shurasttey

O acidente que matou o influenciador catarinense Jesse Koz, de 29 anos, e o cachorro dele, Shurastey, nos EUA, provocou uma comoção no Brasil e no Mundo. Após sair de Balneário Camboriú em 2017 com o objetivo de chegar ao Alasc no seu Fusca, a colisão frontal em uma estrada rumo ao Canadá interrompeu o projeto e o sonho, quase na reta final. O governador Carlos Moisés publicou nas redes sociais que pediu apoio ao ministro das Relações Exteriores, Carlos França, para que o Itamaraty interceda para trazer de volta ao Brasil o corpo de Jesse Kozechen e do Shurastey.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul