A Federação das Indústrias (Fiesc) realiza nesta quinta e sexta-feira, 19 e 20, a 2ª edição da SC Expo Defense, feira de tecnologias e produtos de defesa, na Base Aérea de Florianópolis. O evento vai reunir empresários, representantes das Forças Armadas e de centros de pesquisa. A intenção é aproximar indústria, Defesa e instituições de ensino e desenvolvimento de tecnologia para gerar negócios e garantir o atendimento a demandas da Aeronáutica, do Exército e da Marinha. A solenidade oficial de abertura será nesta quinta-feira, às 10h, com a participação dos ministros da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, que ministrará palestra; e da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim.

O presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, vê o evento como uma oportunidade importante para o aumento de vendas das indústrias. Ele destaca que as Forças Armadas adquirem produtos que englobam praticamente todos os setores, como alimentos, têxteis, máquinas, equipamentos, eletrônicos, tecnologias, entre outros. O evento, os participantes terão a oportunidade de conhecer parte da produção catarinense para o setor e ter informações sobre projetos estratégicos da Defesa. Uma das atrações será a réplica do novo caça multimissão F-39 Gripen, da Força Aérea Brasileira (FAB).

Os visitantes poderão entrar e fazer fotos no equipamento, semelhante às aeronaves que vão incluir o Brasil no restrito grupo de países que utilizam caças de alta tecnologia. Os visitantes também vão conhecer a Maquete da Fragata Classe Tamandaré, um dos mais modernos e inovadores projetos navais do Brasil, que será produzido em Santa Catarina com investimento de cerca de R$ 9 bilhões. A programação da Expo Defense inclui, ainda, rodadas de negócios e palestras que irão abordar temas de interesse da indústria. A abertura contará com a participação de autoridades civis e militares, representantes do Governo e do Ministério da Defesa, e executivos de empresas. Interessados em acompanhar o evento podem se inscrever no site www.scexpodefense.com.br.

Um ano sem Casildo Maldaner

O deputado Valdir Cobalchini (MDB) registrou da tribuna da Alesc a passagem de um ano da morte do ex-governador Casildo Maldaner. “Um ano atrás Santa Catarina perdeu um ilustre catarinense por adoção, cidadão honorário, gaúcho de Carazinho, mas que aportou cedo com seus pais em Chapecó e depois indo para o interior de Modelo”, declarou Cobalchini. Casildo foi governador, senador, deputado federal e estadual, somando mais de 50 anos de vida pública, sempre no MDB. “Deixou um legado para seu partido para Santa Catarina, para o Oeste, imagino lá no início dos anos 1970, quando saiu do interior andando a cavalo e chega à Assembleia, sendo reconduzido com votações expressivas, falando a língua do agricultor. Era um homem muito extrovertido, uma figura até folclórica, engraçada e que divertia a todos os que o rodeavam, era um palanqueiro de mão cheia”, rememorou.

Pesquisa UFSC (1)

Representantes do PSDB e do Podemos destacaram na sessão de terça-feira, 17, da Alesc pesquisa desenvolvida na UFSC sobre marcadores de doenças neurológicas e psiquiátricas. “Coordenada pelo doutor Roger Walz, do Departamento de Clínica Médica, a pesquisa foi publicada em revista científica internacional, do grupo Nature. Uma abordagem inovadora sobre os mecanismos do medo e da ansiedade”, revelou Doutor Vicente Caropreso (PSDB).

Pesquisa UFSC (2)

Segundo Caropreso, a pesquisa analisou amostras de tecidos cerebrais de pacientes com epilepsia, submetidos a procedimentos cirúrgicos e investigou a associação de marcadores neuroquímicos para entender manifestações psiquiátricas, como ansiedade, medo e estresse pós-traumático. O deputado parabenizou a equipe de pesquisadores, a UFSC, as pessoas que valorizam a ciência e reconheceu a importância do “investimento assertivo em pesquisa”.

Atletas eletrônicos

O Plenário da Alesc aprovou por unanimidade o projeto de lei que dispõe sobre a regulamentação da prática esportiva eletrônica em SC. A matéria, de autoria do deputado Jair Miotto (União), classifica como esporte eletrônico “as competições profissionais de jogos que ocorrem em uma plataforma digital, envolvendo dois ou mais competidores (sejam indivíduos ou equipes), em partidas online ou presenciais sincrônicas e montadas de forma a permitir o acompanhamento de uma audiência”.

TV Câmara de Concórdia

Em audiência com vereadores na presidência da Alesc, o deputado Moacir Sopelsa (MDB) indicou a possibilidade de instalação de um canal aberto da TV legislativa no ambiente da Câmara Municipal de Concórdia, em parceria com a TVAL, do parlamento estadual. Os vereadores Closmar Zagonel (MDB), Fabio Ferri (PL) e Vilmar Comassetto (PDT) participaram da reunião com Sopelsa e a diretora de Comunicação da Alesc, Lúcia Helena Vieira. Pela proposta apresentada por Sopelsa, a Assembleia Legislativa banca o transmissor e a instalação da antena, num investimento de aproximadamente R$ 500 mil.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul