Diante de um cenário de emergências e UTIs pediátricas lotadas, a proximidade do inverno preocupa os médicos e deve servir de alerta aos pais. Tradicionalmente os dias frios causam aumento na ocorrência de casos de infecções respiratórias. Em 2022, porém, a situação é atípica. “Já é esperado um maior número de casos neste período do ano. O aumento substancial registrado nas últimas semanas, porém, superou qualquer previsão”, diz o conselheiro do CRM-SC, Marcelo Souza Cruz, anestesiologista que atua no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis. Ele diz que a situação exige atenção dos pais.

“Se a criança estiver doente, é importante evitar o contato com outras crianças – não levando para a escola, por exemplo. Os adultos e as crianças maiores podem usar máscaras se apresentarem algum sintoma respiratório, diminuindo assim a disseminação”.

Ele acrescenta ainda que, nos casos mais leves, os pais devem procurar as unidades básicas de atendimento, evitando a sobrecarga das emergências, que ficarão disponíveis para atendimento dos casos graves. Em paralelo, o Governo do Estado busca soluções para enfrentar a situação, como o anúncio de 68 novos leitos de UTI pediátrica. Além disso, entre as medidas a serem avaliadas está a contratação de mais profissionais de saúde, como técnicos de enfermagem e pediatras, e a reorganização das enfermarias para aumentar o número de leitos disponíveis.

Marcelo Souza Cruz alerta ainda que os casos registrados em 2022 fogem do padrão de outros anos. “O aumento na demanda ocorre principalmente na faixa etária desde os recém nascidos até os dois anos. Uma das hipóteses é o isolamento dessas crianças. Durante a pandemia, elas não haviam tido contato com os vírus respiratórios já presentes na comunidade e não adquiriram imunidade. Com a volta à vida normal, com atividades sociais e convívio com outras crianças, houve uma disseminação desses vírus em um grande número de crianças ao mesmo tempo”.

Operação CBMSC em Recife

A equipe com cinco militares e três cães de busca do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) iniciou na manhã desta quarta-feira, 01, os trabalhos de resgate na Vila dos Milagres, em Recife (PE), onde três vítimas ainda estão desaparecidas. A capital de Pernambuco vem sendo fortemente atingida pelas chuvas nos últimos cinco dias. A equipe catarinense é comandada pelo Major Clemente Stähelin Michels. A corporação anuncia que diariamente emitirá boletins, prestando conta da atuação dos militares e dos cães de busca, a exemplo do que aconteceu recentemente em Petrópolis (RJ).

Nova CNH (1)

Já está em vigor o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A mudança tem o objetivo de alinhar a carteira brasileira com o padrão internacional, além de acrescentar dispositivos de segurança contra falsificações. O documento tem alteração das cores, predominantemente amarela e verde. Da mesma forma, terá desenhos dos veículos dos quais o condutor pode dirigir. Abaixo há o quadro de observações para informar restrições médicas e se o condutor exerce atividade remunerada, por exemplo.

Nova CNH (2)

O novo modelo conta com padrões de segurança contra falsificações, tinta especial fluorescente, bem como itens visíveis apenas com luz ultravioleta e holograma na parte inferior do documento. O condutor que quiser poderá incluir seu nome social e filiação afetiva, para quem tem o nome social na carteira de identidade. A troca do documento será de forma gradativa: renovação da CNH; inclusão de uma categoria; troca devido a algum erro entre os dados impressos e solicitação da segunda via do documento.

TCE

Por unanimidade de votos, a Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Alesc apresentou parecer favorável ao PLC do TCE, que visa antecipar as datas de eleição e de posse do corpo diretivo da instituição. Anteriormente em dezembro, a eleição será na segunda quinzena de setembro e a posse, passa do primeiro dia útil de fevereiro para a primeira quinzena do mês, em uma “data móvel”. O objetivo é conceder aos conselheiros eleitos maior prazo para a transição nos cargos.

Prêmio Fritz Müller

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) está prorrogando até o dia 06 de junho de 2022 as inscrições para o 23º Prêmio Fritz Müller. Para efetivar a inscrição é necessário preencher o modelo de documento de projeto, anexar documento em extensão PDF de, no máximo, 20 páginas; uma breve descrição da empresa ou organização, bem como, os resultados do trabalho ambiental inscrito, fotos e documentos comprobatórios. Os documentos devem ser enviados até às 23h59m do dia 6 de junho de 2022.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul