Entrevista: “Santa Catarina está maior e pronta para as eleições 2022 e eleitor deve fiscalizar tudo”

- Foto: TRE-SC | Divulgação

Santa Catarina cresceu e está pronta para as eleições 2022 com 5,4 milhões de eleitores registrados em mais de 16 mil seções eleitorais. O contingente aumentou em 419 mil pessoas, 7,65% votantes a mais do que em 2018. Também o número de candidaturas deve aumentar para 950 até o prazo final de registro, quase 200 postulantes a mais do que em 2018. Mas o papel do eleitor segue o mesmo: fiscalizar, fiscalizar tudo, como recomenda o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), desembargador Leopoldo Augusto Brüggemann.

Com o crescimento de Balneário Camboriú, o Estado passa a ter 11 cidades com mais de 100 mil habitantes, onde haverá voto em trânsito. Entre jovens de 16 e 17 anos, a expansão do eleitorado foi de 350% com a campanha #BoraVotar, passando de 15 mil para 55,7 mil eleitores no último ano. Cada eleitor fará 21 toques na tela da urna eletrônica para escolher, pela ordem, deputado federal, deputado estadual, senador (com dois suplentes), governador (e vice) e presidente (e vice).

No conjunto, os eleitores catarinenses preencherão 63 cargos públicos: 16 deputados federais, 40 deputados estaduais, um senador com 1º e 2º suplentes, um governador e um vice, um presidente e um vice. Nesta entrevista, o presidente do TRE-SC destaca orgulho do Estado de, quase 30 depois da criação da urna eletrônica, oferecer ao país novo avanço tecnológico, agora com aplicativo para totalização de votos nas urnas. Leia a entrevista completa aqui!

Fonte: ADI

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul