Negociações para 2020 a todo vapor

Em que pese o coronavírus tenha tomado a atenção de todos, principalmente sobre os efeitos sociais e econômicos que tem causado mundo afora, no mundo da política há compromissos que prometem não serem adiados por conta da pandemia. E um deles é a formação das composições para as eleições de 2020. Os prazos da Justiça Eleitoral preveem a troca de a partido dos eleitos — a chamada janela partidária — até dia 3 de abril. O prazo final para registro de candidaturas é 15 de agosto. E as negociações estão a todo vapor. Na semana passada, João Rodrigues (PSD) anunciou é pré-candidato em Chapecó. A capital do Oeste deve ainda ter candidatos pelo PT, MDB e PP. Em Joinville, por exemplo, são cerca de 16 pré-candidatos. A maior cidade do estado também promete uma disputa de peso, são pelo menos dois federais e dois estaduais na briga: os federais Rodrigo Coelho (PSB), que deve migrar para Podemos ou PSDB, e Darci de Matos (PSD); entre os estaduais estão na lista Fernando Krelling (MDB), que é o candidato do prefeito Udo Döhler, e Kennedy Nunes.  Em Blumenau, naturalmente, surgem os nomes do atual prefeito, Mário Hildebrandt (Podemos), do deputado estadual Ricardo Alba (PSL) e da ex-deputada Ana Paula Lima (PT). Ivan Naatz, do PL de Jorginho Melo já disse não ter intenção de concorrer, mas os sinais são de que o partido não vai deixar de apresentar um nome na disputa, e tudo converge para o próprio Naatz. Nas rodas de conversa da cidade, a grande surpresa ficará por conta da posição de João Paulo Kleinubing (DEM), que pode tirar a disputa de Blumenau da zona de conforto.

“Nós trabalhamos com uma estimativa de dados epidemiológicos e estamos fazendo sim o dimensionamento de leitos que vamos precisar no Estado de Santa Catarina”, Helton de Souza Zeferino, secretário de Saúde sobre a disponibilidade de leitos no estado.

Lavou, tá novo

Apesar de restrições para circulação de pessoas, o Congresso Nacional continuará tendo sessões deliberativas, pelo menos até segunda ordem. Ontem, em entrevista ao jornalista José Luiz Datena, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que vai manter os esforços para não parar a atividade política do país. Uma das medidas para não parar os trabalhos foi reforçar a higiene, inclusive com limpeza de microfones da tribuna, como mostra a foto de Pedro França, da Agência Senado. 

Governadores do sul

Os governadores Eduardo Leite (PSDB-RS), Ratinho Júnior (PSD-PR) e Carlos Moisés (PSL-SC) solicitaram ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, uma reunião para tratar de um plano de combate à disseminação do coronavírus. Intenção é fazer o encontro nesta semana em Porto Alegre (RS). 

Entre a cruz e a espada

O comandante-geral da Polícia Militar catarinense, coronel Araújo Gomes, está entre os cotados para eleição na Capital como candidato do governador Carlos Moisés. No entanto, Gomes é bastante visado pela ala bolsonarista, que pretende migrar da sigla. Nesse fim de semana, o ministro Moro compartilhou postagem do coronel elogiando o trabalho das polícias catarinense. Para colocar mais lenha na fogueira, a família Amin também estaria de olho no comandante, tentando levar ele para posição de vice de Angela Amin na disputa em Florianópolis.

“Ele não”

O Presidente Jair Bolsonaro tem o santo e a imunidade fortes. Enquanto 11 pessoas da comitiva brasileira que viajou com ele para os EUA foram diagnosticados com coronavírus, até agora, Bolsonaro segue livre da doença. Além dos brasileiros, o prefeito de Miami, Francis Suarez, também está com a covid-19 e foi ele quem recepcionou a comitiva brasileira nos EUA.

CPI do Acidente da Chape

O dono da LaMia, Ricardo Albacete, declarou que a queda do avião da Chape foi decorrente de erros no controle de voo, em Medellín, na Colômbia. Ele também fez duras críticas a seguradora da LaMia: “isso que acontece com os seguros e as normas que estabelecem as indenizações dos inocentes é algo de canalhas. Não é justo. É uma quadrilha”, disse Albacete. A declaração foi na CPI instalada em dezembro de 2019 para apurar, em 180 dias, a situação dos familiares das 71 vítimas.

OAB reajusta tabela

Ótima notícia para os advogados catarinenses! Na última sexta-feira, 13, o presidente do Poder Judiciário de Santa Catarina, desembargador Ricardo Roesler, anunciou um reajuste de 30% na tabela de honorários da advocacia dativa estadual. O anúncio ocorreu durante sessão do Conselho Pleno, em Florianópolis, atendendo o apelo dos mais de 5 mil advogados de Santa Catarina. A nova tabela já está em vigor.