PMSC Cidadão agiliza atendimento

1° Sargento RR Aurélio de Oliveira/Divulgação/Notisul
1° Sargento RR Aurélio de Oliveira/Divulgação/Notisul

Um grande salto tecnológico. É dessa forma que o comandante geral da Polícia Militar (PMSC) e presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública de Santa Catarina, coronel Araújo Gomes, avalia o novo aplicativo, PMSC Cidadão, lançado na manhã desta sexta-feira (22), em Florianópolis. Segundo descreve, o aplicativo passa a ser um elo importante da cadeia de serviços da instituição, além de trazer um avanço em termos de tecnologia e inovação. “Isso vai tornar o atendimento mais ágil”, observou. A nova ferramenta pode ser baixada, gratuitamente, em sistema Android (bit.ly/2XIenwj) e IOS (apple.co/37x56vt). Por meio do aplicativo é possível chamar a Polícia Militar para casos de violência doméstica, crimes, brigas, averiguação de pessoa com atitude suspeita, entre outras ocorrências. Também é possível fazer denúncias anônimas para situações, por exemplo, como tráfico de drogas. O próprio sistema localiza onde está a pessoa que está pedindo ajuda ou o cidadão indica, pelo mapa, onde é a ocorrência. É possível ainda encaminhar vídeos, fotografias e áudios da situação. A partir disso, quem acionou a PMSC pode se comunicar em tempo real com a viatura deslocada para o atendimento. Apesar de o número de emergência da PM, o 190, continuar ativo, essa nova forma de atendimento evita trotes, por exemplo, uma vez que é necessário fazer um cadastro para o uso do aplicativo. Um dos objetivos é que, na medida em que a população se habitue com o PMSC Cidadão, possa ser deslocado efetivo do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) para o policiamento nas ruas.

 

Mulher Empresária

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou projeto da deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC) que institui o Dia da Mulher Empresária. A matéria agora segue para o Senado Federal. A data, 17 de agosto, é a mesma já adotada por Santa Catarina. Estudo da Global Entrepreneurship Monitor, conduzido pelo Sebrae no ano de 2017, mostra que mais de 24 milhões de mulheres são empreendedoras no Brasil, número pouco inferior em relação aos homens que chega a 25 milhões. “É preciso reconhecer o crescimento da atuação feminina em atividades empreendedoras, destaca a parlamentar, que é vice-presidente da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa no Congresso.

 

“Aí, numa operação GLO (Garantia da Lei e da Ordem), acontece um imprevisto numa área urbana, que pode acontecer. Você submetê-lo a uma auditoria militar para pegar de 12 a 30 anos de cadeia. Isso não é justo. É isso que está em jogo. Nenhum militar vai sair cometendo absurdos e excessos. Isso não passa pela nossa cabeça”, Presidente Bolsonaro justificando seu apoio ao projeto de lei que amplia o conceito de excludente de ilicitude, previsto no Código Penal, para agentes de segurança em ação. A proposta já foi encaminhada ao Congresso Nacional

 

 Movimento político A semana foi marcada pela notícia da ida do ex-deputado estadual e ex-candidato ao governo do Estado Gelson Merisio para o PSDB. Ele foi eleito e depois concorreu pelo PSD, partido que ajudou a organizar e chegou a presidir em Santa Catarina. A intenção de Merisio está em construir as bases para as eleições de 2022, provavelmente para a majoritária – governador ou senador. Novas bases porque ele mudou o domicílio eleitoral de Xanxerê, no Oeste, para Joinville, no Norte catarinense.

Jogada arriscada O último que mirou nos votos de Joinville amargou resultado negativo. Foi o ex-deputado federal Mauro Mariani, que concorreu também para o governo estadual pelo MDB nas eleições do ano passado. Ele deixou sua base, a região de Rio Negrinho, e pousou em Joinville num esforço de conquistar os votos que eram naturalmente de Luiz Henrique da Silveira. Não aconteceu. Mesmo com a força do maior partido Mariani ficou em terceiro lugar nas eleições de 2018. Merisio tem que estar muito seguro do que está fazendo para arriscar assim o patrimônio político que acumulou no Oeste do estado.

  

Mais conforto O Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon), que é referência em Santa Catarina no tratamento de pessoas com câncer, iniciou nesta semana a reforma das alas de internação e cirurgia. O recurso para custear a obra é fruto de uma emenda parlamentar do senador Dário Berger (MDB-SC), no valor de R$ 500 mil. De acordo com a diretoria do hospital, o prazo para a conclusão da obra é, no máximo, março do próximo ano. Durante esse período, os pacientes serão realocados e atendidos nos hospitais públicos da administração direta.

 

Comenda A Assembleia Legislativa realiza sessão solene, na próxima segunda-feira (25), para conceder a Comenda do Legislativo Catarinense. A honraria destaca personalidades e organizações que contribuíram para o engrandecimento social, cultural, político e econômico de Santa Catarina. A solenidade será promovida no Plenário Osni Régis, a partir das 19 horas. Neste ano, 30 pessoas e nove organizações serão homenageadas com a maior distinção do Parlamento catarinense. Conheça em scportais.com.br a lista dos homenageados.