Viva a ponte

O governador Carlos Moisés participou nesta terça-feira (19) do lançamento do projeto Viva a Ponte, que prevê uma série de eventos turísticos e culturais em comemoração à abertura da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis. A programação vai de 30 de dezembro, data prevista para a reinauguração, a 5 de janeiro de 2020, com atrações artísticas, folclóricas e gastronômicas. O governo anunciou a edição de chamadas públicas para contratar interessados em compor a programação. “Muitos já não acreditavam que a Ponte Hercílio Luz seria reaberta. Entregar essa obra foi um compromisso que assumimos”, disse. Ainda estão sendo retiradas as gruas centrais, o piso do vão central está em sendo instalado, assim como as passarelas. A pintura segue até a véspera da inauguração. “Um dos objetivos do governo é resgatar a ligação da população com a ponte. Para isso, estamos adequando os trabalhos finais com a possibilidade da realização de eventos culturais e lazer”, afirmou o secretário da Infraestrutura e Mobilidade, Carlos Hassler. Interessados em participar da programação devem se cadastrar pelo sc.gov.br/vivaaponte.

Indústria reconhece qualidades da SCGÁS

Indústrias catarinenses consumidoras de gás natural classificam a SCGÁS como a Melhor Prestadora de Serviços Públicos de Santa Catarina. Este foi o resultado da pesquisa realizada pela Promáxima Gestão Empresarial, contratada pela distribuidora de gás com o objetivo de avaliar a visão do segmento industrial sobre a empresa em relação aos demais e principais prestadores de serviços públicos de Santa Catarina. O levantamento também mediu a posição da companhia em relação a diversos atributos de prestação de serviço e relacionamento com os clientes. Entre as entidades pesquisadas estavam também o Corpo de Bombeiros, que historicamente apresenta índices acima da média na percepção da sociedade, Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Civil, Celesc, Detran e Casan. Os pesquisados analisaram 17 atributos – competência, eficiência, comprometimento, ética, modernidade e inovação, funcionamento adequado das instalações, liderança de mercado, capacidade de expansão, confiança, qualidade do produto, preço, proximidade com a população, qualidade no atendimento, respeito ao cliente, respeito ao meio ambiente, segurança nas instalações e transparência. A SCGÁS ficou em primeiro lugar em 16 destes atributos, liderando na média com índice acima de 90%. Com base no método Net Promoter Score, utilizado para mensurar o grau de satisfação e de fidelidade dos consumidores, 74% dos entrevistados avaliaram a SCGÁS com nota 9 ou 10. Não só continuariam utilizando os produtos e serviços da empresa, como recomendariam a companhia para organizações de sua relação.

 

É justo lembrar que a decisão de recuperar a ponte Hercílio Luz, com igual capacidade de tráfego das outras duas que fazem a ligação ilha-continente na Capital, foi do governador Raimundo Colombo. Na CPI da ponte, que acontece na Assembleia Legislativa, ele deixou claro que sem uma medida urgente, a tragédia era iminente, pois a estrutura poderia desabar.

 

Quebra de tabu Vice-presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, a deputada Angela Amin (PP-SC) afirmou, em reunião nesta terça-feira (19), que um dos desafios da universalização da telefonia móvel e da internet passa pela desmistificação dos alegados, e, segundo ela, falsos prejuízos à saúde dos moradores das proximidades das antenas da rede 5G.

 

Devolução do IPVA O governo do Estado regulamentou lei do deputado Milton Hobus (PSD) que possibilita o retorno do IPVA pago para os casos de furto, roubo, colisões ou apreensões do veículo, no ano da ocorrência. Basta requerer a restituição na Secretaria da Fazenda com o documento de baixa do veículo no órgão de trânsito. A justificativa do deputado é que o brasileiro já paga muitos impostos, o que pesa ainda mais em períodos de recessão como o atual. Defende que é uma questão de justiça, uma vez que o contribuinte terá de volta um valor que poderá aplicar em outro veículo. Saiba mais sobre a lei em bit.ly/leidoipva

 

Simples sem aumento O presidente da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores Individuais (Fampesc), Alcides Andrade, defendeu a reforma tributária sem aumento de impostos. A manifestação foi durante discurso feito da tribuna do Senado, nesta terça-feira (19). O representante catarinense, convidado na sessão especial pelo Dia Mundial do Empreendedor, no Congresso, avaliou como positivo o pacote de medidas econômicas do governo federal, mas ressaltou que é impossível aceitar o aumento da alíquota no Simples Nacional.

 

Comitês em votação Nesta quarta e quinta-feira (20 e 21) serão realizadas as Assembleias Setoriais Públicas das Bacias Hidrográficas do Chapecó Irani e Rio das Antas, respectivamente. A Associação dos Produtores de Energia (Apesc) estará representada nas duas, como atual membro na votação e formação da nova composição dos Comitês. Os grupos têm como papel principal discutir sobre o uso da água nas bacias.

 

A Câmara Brasil-Portugal de Santa Catarina recebe para palestra e jantar, no dia 5 de dezembro, o presidente da Federação das Câmaras Portuguesas no Brasil, Nuno Rebelo de Sousa. Para o presidente da Câmara catarinense, Jatyr Ranzolin Jr, o bate-papo marca uma nova fase da entidade, fundada há 11 anos. Uma equipe estará disponível durante o evento, no restaurante Ostradamus, de Coqueiros, em Florianópolis, para atender quem quiser se associar. Mais informações: (48) 98809-4477.