Pelo Estado: Política econômica leva Trump de volta à Casa Branca

Foto: Reprodução das mídias - Divulgação: Notisul Digital

De olho no impulsionamento da economia nacional, os norte-americanos reelegeram o republicano Donald Trump como presidente dos EUA. Com um discurso de política econômica protecionista, Trump obteve uma vitória histórica, fazendo, imediatamente, o dólar disparar na frente das outras moedas do mundo.

Durante toda a campanha, Trump foi enfático ao afirmar que irá priorizar a produção interna nos Estados Unidos em detrimento da importação de outros países. Bom para os norte-americanos, nem tão bom assim para os países que exportam para lá, como o Brasil, já que as taxas de juros e cargas de impostos deverão subir consideravelmente.

Falando especificamente do Brasil, vai ficar a cargo do presidente Lula (PT) rever o pacote de gastos do orçamento para tentar equilibrar as contas neste novo cenário.

Outro desafio para o atual presidente do Brasil será o de não deixar que o que está acontecendo hoje nos EUA se repita aqui. Há cerca de quatro anos uma multidão tentou invadir o Capitólio em protesto pela derrota de Trump. Agora, esta mesma multidão o elegeu novamente, muito pela insatisfação com a política econômica adotada por Joe Biden e pela alta inflação presente em quase todo seu mandato.

A direita conservadora brasileira comemora a reeleição de Trump já prevendo o que poderá acontecer daqui há dois anos, nas próximas eleições presidenciais.

Tanto para esquerda quanto para direita, o recado foi dado. Agora, é fazer o que achar melhor com estas informações.

Comemoração do PSD reúne prefeitos eleitos do partido

Quem passou recentemente pela Capital catarinense foi o prefeito reeleito de Chapecó, João Rodrigues (PSD). A visita, que incluiu uma agenda com o governador Jorginho Mello (PL), foi para comemorar a vitória dos prefeitos eleitos do PSD e, obviamente, já articular sua candidatura para o Governo do Estado em 2026, que deverá ter o apoio de todos dentro do partido. Entre os presentes estavam o prefeito de Criciúma Clésio Salvaro e o prefeito eleito Vagner Espindola. Os prefeitos eleitos de Balneário Camboriú e Camboriú, Juliana e Leonel Pavan, e Orvino Coelho, que foi reeleito em São José, além dos deputados estaduais Júlio Garcia e Napoleão Bernardes e o deputado federal Ismael. Quem também estava presente no evento era o atual secretário de Articulação Internacional, Paulinho Bornhausen. Presença inusitada, não?!

Cogen

A Associação da Indústria de Cogeração de Energia (Cogen) realizou esta semana o IV Evento Cogen Sul com o tema “Desafios e Oportunidades para o Mercado de Gás e de Cogeração”, na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis. O evento contou com o apoio da SCGÁS, Compagas, Ecogen, Jenbacher e Union Rhac, além do apoio institucional da FIESC, e reuniu executivos e especialistas do setor energético para discutir temas como oferta e comercialização, infraestrutura, investimentos, biogás, biometano e descarbonização, promovendo um ambiente de debates sobre o desenvolvimento sustentável e as inovações do mercado de gás e cogeração.

Homenagem

A FAHECE, responsável pela gestão do HEMOSC, CEPON, SAMU estadual, do serviço de motolância e UPA 24h da Barra em Balneário Camboriú, realizou nesta quarta-feira, 6, a cerimônia “Doadores de Esperança”. O evento teve como objetivo homenagear 42 instituições, empresas e parlamentares que contribuíram em 2024 com recursos essenciais para fortalecer os projetos de atendimento e apoio aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina. Durante a cerimônia, os homenageados receberam a certificação de “Doador de Esperança”, um selo que simboliza o compromisso dessas entidades com a missão da FAHECE.

Denúncias

As constantes reclamações e denúncias dos participantes do concurso do magistério sobre a banca, a correção das provas e a falta de transparência resultaram em um relatório aprovado pela Comissão de Educação e Cultura da Alesc. O documento, com mais de 150 páginas, foi elaborado pela presidente da comissão, a deputada Luciane Carminatti (PT).

O relatório será encaminhado à Secretaria de Estado da Educação e à Furb para que façam as devidas correções. Também será enviado para o Ministério Público Estadual para que investigue o possível uso de inteligência artificial na correção das provas.

Aprovado

Sem nenhuma surpresa, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que cria o convênio simplificado para as transferências voluntárias aos municípios. O texto teve 26 votos favoráveis e nenhum contra, em dois turnos de votação. A mudança é fundamental para garantir que recursos possam ser destinados às prefeituras de forma rápida e dentro dos parâmetros legais. O plenário da casa também garantiu a aprovação por unanimidade do Projeto de Lei que regulamenta o novo modelo de repasse.

Repasse

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) publicou os novos índices do ICMS para a Educação. A tabela determina o quanto da fatia do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) reservada para o desempenho na área da educação cada uma das prefeituras receberá e há projeção de destinação de R$ 1,37 bilhão em recursos em 2025. Os municípios terão até o dia 26 deste mês para pedirem revisão do índice apresentado pelo TCE/SC,

Ao todo, 140 dos 295 municípios melhoraram os seus índices para o ano que vem. O que teve melhor desempenho foi Flor do Sertão, no extremo-oeste catarinense, que melhorou em 95% o seu desempenho.