Confirmada a participação do governador Jorginho Mello (PL) na reunião com o Ministro dos Transportes Renan Filho, nesta quarta-feira, 23. O primeiro encontro direto do governador catarinense com um ministro do governo Lula não poderia ter outra pauta, Morro dos Cavalos e a otimização do contrato de concessão da BR-101 Norte. Quem também se fará presente no encontro serão os representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e os políticos que fazem parte do Fórum Parlamentar Catarinense, para quem o convite foi direcionado, inicialmente.
Por tratar-se de um assunto de máxima urgência para o Estado, esperamos que as últimas rusgas entre Jorginho e o ministro não tomem a cena e nem interfiram nos resultados da reunião.
Recentemente, o governador anunciou a autorização para estudos de viabilidade de construção de um traçado alternativo na região do Morro dos Cavalos, com a construção de um contorno viário, além da intenção de pedir que o Governo Federal invista parte dos recursos aportados ainda na gestão de Carlos Moisés na execução dessas obras. O valor seria de, aproximadamente, R$ 380 milhões.
Chegando a um acordo de quem paga a conta, a esperança do catarinense é que o projeto consiga ser retirado do papel sem mais entraves para aliviar o trânsito sempre tão caótico e perigoso da região – mais um aperitivo sobre isto foi dado durante este último feriadão, com filas quilométricas.
Universidade gratuita
Os estudantes interessados em participar do Programa Universidade Gratuita no primeiro semestre de 2025 devem realizar suas inscrições até a quarta-feira, 23, às 19h. Para isso, é necessário fazer o cadastro no sistema e entregar os documentos comprobatórios para a instituição de ensino superior em que estão matriculados para análise e validação.
A etapa seguinte já inicia no dia 24 de abril, com término em 5 de maio. Nesta fase, serão liberadas as consultas e impressão de cadastros aos estudantes.
Novos nomes na Educação
Já está sendo dada como certa a saída de Aristides Cimadon da Secretaria de Estado da Educação de Florianópolis. Agora, as especulações giram em torno de quem irá ocupar o cargo em seu lugar.
Dois nomes estão em alta cotação, entre eles o da adjunta Patrícia Lueders, que é quem mais “aparece” ao lado do governador durante os atos da pasta e do próprio governo. Desde que assumiu o cargo, Cimadon mantém-se um tanto retraído e com dificuldades para “divulgar” as ações da secretaria. Este papel sempre coube mais à Patrícia.
Quem também está no páreo é a presidente da Acafe, Luciane Ceretta, apesar de tanto ela quanto o governador terem negado sobre o convite, Luciane não é nome descartado nos bastidores do Governo do Estado.
Núcleo 2
O Supremo Tribunal Federal tem até esta quarta-feira, 23, para decidir se tornará réus mais seis acusados de participação na tentativa de golpe de Estado em 2022, entre eles, o ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e atual secretário de desenvolvimento de São José. Silvinei Vasques.
O advogado criminalista Anderson Almeida, de Florianópolis, responsável pela defesa de Silvinei, fará a argumentação oral no julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), iniciado nesta terça-feira, 22.
Almeida aponta que não há evidências de que a PRF direcionou suas operações para prejudicar eleitores de determinadas regiões.
Salientou ainda que, ao final do pleito em 2022, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, reconheceu publicamente que a PRF cumpriu seu papel constitucional sem interferir no processo eleitoral.
Vasques desistiu de acompanhar o julgamento de sua denúncia presencialmente. Os advogados argumentam que o deslocamento colocaria em risco o cumprimento das medidas cautelares impostas pelo ministro Moraes.
Mercado Chileno
O Destino Floripa & Região iniciou pelo Chile o calendário deste ano de sua principal ação de promoção de destino, ampliando significativamente o alcance da iniciativa. O primeiro Florianópolis Day de 2025, neste mês, contou com blitze para visitas a 10 operadoras de turismo em Santiago, além do tradicional workshop voltado a profissionais do setor, influencers e jornalistas. Com isso, foram 130 profissionais alcançados durante os cinco dias em que a entidade realizou capacitações na cidade, sendo a maioria agentes de viagem e operadores de turismo. Somente entre dezembro de 2024 e abril deste ano, Florianópolis e cidades vizinhas receberam cerca de 140 mil visitantes do Chile. O chileno foi o segundo turista internacional em passagem pelo aeroporto de Florianópolis na temporada de verão, atrás somente do argentino.
Economia
A economia de Santa Catarina segue aquecida e com os setores de indústria, comércio e serviços crescendo acima da média nacional. O desempenho positivo registrado no primeiro bimestre de 2025 reflete o aumento do investimento, a boa temporada de verão e a elevação do consumo, entre outros aspectos favoráveis à atividade econômica. A produção industrial de Santa Catarina cresceu 7,6% em janeiro e fevereiro, conforme dados apurados pelo IBGE. Já a indústria brasileira, no mesmo período, avançou 1,4%. O bom momento do setor em Santa Catarina é puxado pela indústria da transformação, especialmente a fabricação de produtos de metal (21,1%) e de máquinas e equipamentos (20,2%).