Papa Francisco segue em recuperação, mas ainda usa oxigênio, diz Vaticano

Foto: Reprodução das mídias - Divulgação: Notisul

O papa Francisco continua em recuperação após 14 dias de internação para tratar uma pneumonia bilateral. Segundo o boletim divulgado nesta quinta-feira (27), ele segue apresentando melhora, mas ainda necessita de suporte de oxigênio. O Vaticano afirmou que serão necessários mais alguns dias de estabilidade clínica antes de definir um prognóstico mais preciso.

Papa alterna tratamentos e segue em observação

O boletim médico detalhou que Francisco passou por sessões alternadas de oxigenoterapia de alto fluxo e uso de máscara respiratória. Pela manhã, ele realizou fisioterapia respiratória, intercalando com períodos de descanso. Durante a tarde, orou na capela do apartamento onde está internado e recebeu a eucaristia. Mesmo em recuperação, o pontífice manteve algumas atividades de trabalho.

Quadro clínico não é mais considerado crítico

Nos últimos dias, os médicos não mencionaram mais um estado crítico de saúde, o que indica uma melhora progressiva. Na quarta-feira (26), o Vaticano confirmou que a insuficiência renal apresentada pelo papa foi resolvida. No entanto, a complexidade da infecção ainda exige acompanhamento contínuo.

Audiência do Jubileu de 2025 foi cancelada

Diante da internação prolongada, o Vaticano optou por cancelar a audiência do Jubileu de 2025, que estava prevista para os próximos dias. O papa Francisco, que lidera a Igreja Católica desde 2013, tem um histórico de problemas pulmonares desde a juventude, quando precisou remover parte de um pulmão devido a uma pleurisia.