Papa Francisco estável após crise respiratória, diz Vaticano

Foto: Reprodução das mídias - Divulgação: Notisul

O papa Francisco permanece estável e não apresentou insuficiência respiratória nesta quarta-feira (5), de acordo com comunicado do Vaticano. O pontífice continua sob cuidados médicos e realizou oxigenoterapia ao longo do dia. À noite, seguirá com ventilação mecânica não invasiva. Além disso, intensificou a fisioterapia respiratória e motora, permanecendo sentado durante boa parte do tempo.

Episódios respiratórios levaram à internação

Internado desde o dia 14 de fevereiro no hospital Gemelli, em Roma, Francisco precisou de cuidados médicos após um quadro de bronquite evoluir para pneumonia em ambos os pulmões. O problema respiratório se agravou na segunda-feira (3), quando sofreu dois episódios de insuficiência respiratória aguda e broncoespasmos. No entanto, desde então, não houve novas crises, e os boletins médicos indicam uma recuperação gradual.

Pontífice participou de bênção e seguiu rotina de trabalho

Apesar da internação, Francisco participou do rito da bênção das Sagradas Cinzas e recebeu a eucaristia. O Vaticano informou que ele também dedicou parte do tempo ao trabalho e manteve sua tradicional ligação diária para o padre Gabriel Romanelli, pároco da Sagrada Família de Gaza.

Papa Francisco perde início da Quaresma

A ausência do pontífice nas celebrações da Quarta-feira de Cinzas marcou o início da Quaresma sem sua presença. Tradicionalmente, ele preside a missa do período litúrgico, quando fiéis recebem uma cruz de cinzas na testa. No entanto, devido ao tratamento, ele não participou da cerimônia e também não estará presente nos tradicionais exercícios espirituais que ocorrem anualmente com a Cúria Romana. Essa é a ausência mais longa do papa desde o início de seu pontificado, em 2013.