Plano Municipal de Assistência Social

Foto: Divulgação/Notisul
Foto: Divulgação/Notisul

F oi aprovado pelo Conselho Municipal de Assistência Social de Santa Rosa de Lima o novo Plano Municipal de Assistência Social, que definirá as políticas para o setor no quadriênio 2018-2021. O plano foi apresentado durante uma reunião no último dia 15 pela consultora Patrícia Maia, que contribuiu para a elaboração do documento. O Plano Municipal de Assistência Social é uma ferramenta de gestão que define metas e estratégias para assegurar o atendimento à população do município. Seu objetivo principal é permitir o avanço das políticas públicas da área em nível local. Na reunião, o Conselho Municipal também avaliou e aprovou as contas do Fundo Municipal de Assistência Social de setembro e outubro, em que foram relatadas as receitas e despesas do período. Em Rio Fortuna o documento também está em análise e deve passar pela aprovação do Legislativo ainda este ano.

Kit hospitalar

Por meio da Associação Beneficente RioFortunense (Abraf), foi entregue à Fundação Médico Social Rural Rio Fortuna um kit hospitalar com cobertores, toalhas, algodão cru para forração dos leitos, tecido para confecção de lençóis, fronhas e panos de higienização. O kit foi doado pela Fundação Nova Vida, uma instituição pública de direito privado, sem fins lucrativos, e que tem por finalidade promover e apoiar projetos sociais. A entrega ocorreu na última sexta-feira, com a presença da presidente da Abraf, primeira-dama Cristiani Brettos Goulart Ballmann, segunda-dama Anastácia Della Justina, secretária de Assistência Social, Gabriela Ricken Warmling Moreira, membros da diretoria do hospital, prefeito Lindomar Ballmann e o vice-prefeito e secretário de Saúde, Neri Vandresen. O diretor da entidade, Valdir Hemkemeier, aproveitou a oportunidade para destacar a importância das doações para a manutenção do local, visto que o hospital tem caráter filantrópico e enfrenta dificuldades financeiras. 

Encerramento dos Clubes de Mães

Cerca de 150 mulheres, integrantes dos Clubes de Mães de Rio Fortuna, participaram da confraternização de encerramento das atividades do ano. O evento ocorreu no último domingo, dia 19, no Centro de Pastoral São Marcos, e contou com palestra, brincadeiras, sorteio de brindes e café. A importância dos grupos foi destacada em uma palestra interativa com o psicólogo Josias Bittencourt. O profissional falou sobre talentos e a oportunidade para as mulheres de aproveitarem um tempo para si. Após a palestra, a educadora física Mayane Mattei Beckhauser desenvolveu atividades recreativas e laborais. Foram sorteados brindes, e a tarde se encerrou com um delicioso café.

Dívidas negociáveis

Fevereiro do próximo ano. Esse é o prazo para quem tem dívida ativa com a prefeitura de Rio Fortuna aderir ao Programa de Recuperação Fiscal de Rio Fortuna (Refis-RF), que garante benefícios a quem regularizar os débitos com o município. Os interessados, pessoa física ou jurídica, podem aderir ao programa mediante requerimento no Setor de Tributação até a data máxima e improrrogável de 28 de fevereiro. O Refis-RF é destinado a promover a regularização de créditos tributários decorrentes de débitos relativos ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviços (ISS), Taxa de Localização e/ou Fiscalização (TLF) e outras taxas municipais, em razão de fatos geradores ocorridos até 31 de dezembro de 2016, em dívida ativa ou não, ajuizados ou não e outros previstos no Código Tributário Municipal. Esta é uma oportunidade única para negociar as dívidas, pois após o prazo o Ministério Público recomenda o encaminhamento de título extrajudicial, ou seja, os débitos serão cobrados por meio de protesto em cartório.

Cadastro biométrico

Sem prazo para terminar, o cadastramento biométrico segue no Cartório Eleitoral de Braço do Norte, que atende a 44ª Zona Eleitoral, abrangendo os municípios de Braço do Norte, Grão-Pará, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima e São Ludgero. Os eleitores dessas cidades podem agendar o cadastramento pelo site do TRE-SC e comparecer no local de atendimento portando documento de identificação com foto, comprovante de residência recente e comprovante de alistamento militar – para os homens maiores de 18 anos e que vão fazer o primeiro título. O agendamento ocorre via internet no site tre-sc.jus.br no link “Cadastramento Biométrico – Agende seu Atendimento”. A biometria é um método tecnológico que permite reconhecer, verificar e identificar uma pessoa por meio de suas impressões digitais, que são únicas. Na Justiça Eleitoral, o cadastro biométrico é utilizado para tornar as eleições mais seguras e prevenir fraudes.

Eleições 2018
Representantes do PSD de todo o Sul catarinense participaram no último sábado do Encontro Regional do partido, promovido no CTG Estância do Vale, em Braço do Norte. O evento, mais do que uma confraternização, ficou marcado pelo anúncio do novo cenário para as eleições de 2018. Deputado federal João Rodrigues lançou a pré-candidatura ao governo do Estado, Ricardo Guidi a deputado federal e Julio Garcia a deputado estadual. O evento foi mais um compromisso assumido pelo deputado João Rodrigues com o grupo de líderes do Sul do Estado, onde esteve desde a última quinta-feira para cumprir roteiro de visitas aos municípios.

Decoração natalina
O Natal é símbolo de festa, alegria, decoração, presentes, iluminação…. E em todo o Vale a decoração natalina nas cidades é aguardada com muita expectativa. Em Rio Fortuna o clima de ecologia vai predominar. Muitos dos artigos natalinos estão sendo confeccionados com materiais reaproveitáveis, como caixas, pneus, latas e garrafas pet. Os parabéns vão para a turma da Associação Beneficente Rio Fortunense (Abraf) e demais colaboradores, que se dedicam desde a última semana, conforme seu tempo disponível, para a confecção dos artigos natalinos. A instalação da decoração e iluminação de Natal será realizada nos próximos dias com a parceria da Cerbranorte. O tradicional Natal Show, organizado pela Acirf, está programado para a noite do dia 23 de dezembro, no Centro Comunitário São Marcos. Nota 10!