Manifesto Agroecológico

Representantes de entidades e de movimentos sociais apoiadoras do 8º Seminário Estadual de Agroecologia, realizado no fim do mês passado, em Santa Rosa de Lima, elaboraram um Manifesto Agroecológico. O documento defende a agroecologia como um modo vida, em contraponto ao agronegócio; reivindica ações e políticas públicas de incentivo à produção agrícola sustentável, e protesta contra ameaças ao meio ambiente e à agricultura familiar. A manifestação vai ao encontro do comprometimento dos agricultores com a necessidade de cuidar da vida e cultivar a esperança para o desenvolvimento do setor. Durante o seminário (foto), o documento foi aprovado e reflete o sucesso de Santa Rosa de Lima, Capital Catarinense da Agroecologia, que há mais de 20 anos constrói a história de produção agroecológica, articulando experiências de produção, agregação de valor e comercialização em forma de cooperação. Um exemplo a ser seguido por todo o Brasil!

Defesa Civil
É significativo o projeto de notificação de emergência via SMS da Defesa Civil em Santa Catarina.  Os alertas são emitidos para o número cadastrado sempre que houver riscos de desastre meteorológico. Para receber, o cidadão deve enviar um SMS com o número do CEP para 40199. O serviço é gratuito. Além do SMS, há também alertas no site da Defesa Civil SC, Facebook, Twitter e Instagram. A notificação é mais uma ferramenta para comunicar a população sobre situações iminentes de desastres, emergência e/ou estado de calamidade pública. Vale a pena aderir!

Turismo
As regiões turísticas do Estado se preparam para mais uma temporada de verão que está se aproximando. O “Encantos do Sul” oferece vastas opções, e é possível encontrar um pouco de tudo. No interior, onde a cultura italiana e alemã é predominante, o turismo rural se destaca. Santa Rosa de Lima, por exemplo, é um ótimo destino. O município, colonizado por alemães, é a sede brasileira do projeto Acolhida na Colônia, onde o visitante tem a oportunidade de vivenciar o dia a dia dos agricultores nas plantações e no preparo dos alimentos, entre outras atividades. Nas encostas da Serra Geral, a natureza convida para a prática do ecoturismo, em atividades como o trekking e o rafting. A influência alemã também pode ser vista nas casas enxaimel, nos costumes dos moradores e na principal festa do município, a Gemüse Fest.
Para quem deseja aproveitar bons momentos de tranquilidade em meio à natureza, pode apreciar a estação termal Paraíso das Águas, que abriu suas portas para mais uma temporada neste final de semana. Já para quem gosta de história e cultura, pode agendar uma visita a Igreja Santa Catarina, primeira igreja de alvenaria construída no município, em 1942.  É só escolher o destino e aproveitar!

Leilão público
Nesta semana (até sexta-feira), será permitida a visitação aos bens/lotes colocados em leilão público pela Prefeitura de Rio Fortuna. São ao todo quatro itens: um veículo GM/Vectra Sedan Elite, Pulverizador para trator; Distribuidor de calcário e fertilizantes e uma Carreta Caçamba Agrícola para trator de seis toneladas.   Para realizar a visita e vistoria prévia do(s) lote(s), é obrigatório ao visitante interessado apresentar os documentos de identificação pessoal oficial. Já a sessão pública do arremate acontecerá no próximo dia 14, às 9h, na sede da Prefeitura. O leilão acontecerá nas modalidades presencial e on-line simultaneamente, e para julgamento das propostas será adotado o critério de maior lance oferecido à vista. O edital pode ser conferido no site www.riofortuna.sc.gov.br.

Dívidas previdenciárias
O Legislativo de Rio Fortuna aprovou na última semana o Projeto de Lei que dispõe sobre o reconhecimento de dívida junto ao INSS – Instituto Nacional do Seguro Social, e autoriza o Executivo Municipal a celebrar e aderir a termo de parcelamento junto à Receita Federal do Brasil. A dívida é de R$ 757.504,104 relativa a compensações previdenciárias efetuadas na última gestão, sem o devido embasamento. Os valores foram compensados indevidamente ao INSS, e o débito ainda poderá ser acrescido de multa e juros na forma da legislação previdenciária e plano de parcelamento em vigor.   A lei foi sancionada pelo prefeito Lindomar Ballmann, e o parcelamento do débito consolidado.
Não só no Vale, mas em todo o país é difícil para um gestor fazer a máquina administrativa funcionar com um cenário de dívidas que se avolumam cada vez mais. Novos investimentos ficam comprometidos, e as arrecadações que oscilam gradualmente mal são suficientes para manter os serviços essenciais e manter a folha de pagamento em dia.  O repasse de parcelas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e emendas parlamentares com certeza traz um pouco de alívio.

Jantar de negócios
A Associação Empresarial de Rio Fortuna (Acirf) prepara um jantar de negócios com a apresentação do “case de sucesso” com o empresário Carlos Becker Fornaza. O evento aberto ao público geral acontecerá dia 22 de novembro, no Restaurante Rio Fortuna, às 20 horas. Durante o evento será realizada a posse da nova diretoria / Gestão 2017 – 2019, além do lançamento do Natal Show. As inscrições são limitadas, com valores diferenciados para sócios e não sócios.  

Missa em alemão
O grupo de estudos alemão (DeutschKurs) prepara um missa especial para celebrar a colonização da comunidade de Rio Bravo Baixo. A solenidade será no próximo sábado, às 20h. Na ocasião, as orações, leituras e cantos serão em alemão. E no dia 8 de dezembro, o bispo da Diocese de Tubarão, Dom João Francisco, irá celebrar a missa do Centenário da comunidade. É uma grande oportunidade para resgatar os valores da cultura e da fé!