Dia das Crianças

Comemorado no mesmo Dia de Nossa Aparecida, a Padroeira do Brasil, o Dia das Crianças promete ser bem divertido em Rio Fortuna. Nesta semana, de hoje até esta quarta-feira, serão realizadas atividades recreativas na Escola Municipal Professor José Boeing, Centro de Educação Infantil (CEI) Cantinho da Criança e CEI Analíria Willemann de Freitas. A abertura da Semana da Criança ocorreu na última sexta, com uma ação do “Trem das Boas Maneiras”. Na oportunidade, foi destacado o uso das palavras mágicas (obrigado, por favor, com licença, desculpas, bom dia, boa tarde). Placas indicativas que remetem a importância de desenvolver o bom comportamento e cooperação também foram apresentadas às crianças. As mesmas serão fixadas pela unidade de ensino. Nota 10!

Foto 1

 

Mulher e suas potencialidades
Importante iniciativa da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Braço do Norte e da Cerbranorte em promover uma palestra para revigorar a energia e a força presente nas mulheres – alusiva à campanha Outubro Rosa. Com o tema “A mulher e suas potencialidades”, a palestrante Helda Elaine destacou para o público, em Rio Fortuna, o quanto a mulher tem potencial, força, energia e criatividade ainda não manifestada. “O objetivo do evento é fazer com que elas coloquem para fora seus potenciais”, comenta a palestrante. Durante o encontro, a atuação da Associação de Prevenção ao Câncer Caminhos do Amanhã foi destacada. Vale ressaltar a importância deste grupo, que atua para fortalecer a vivência entre as mulheres acometidas pela doença e na promoção de eventos para resgatar a união em prol desta importante causa social.

Outubro Rosa
Para estimular a participação da população no controle do câncer de mama, diversas ações específicas são realizadas durante o mês, por meio do movimento Outubro Rosa. Em Santa Rosa de Lima, a Secretaria de Saúde e Assistência Social promoveram uma palestra, proferida pela especialista em Educação Sexual e Comportamento, Alexandra Guimarães, sobre “Autoestima – sensualidade da mulher”. O evento ocorreu na manhã deste sábado7, com um café colonial na Pousada Doce Encanto. Brindes também foram sorteados. Uma caminhada estava programada, mas devido às condições climáticas não foi possível realizá-la. Vale ressaltar a boa participação das mulheres que se engajaram na causa e participaram da palestra. Foi sucesso!
Outra ação ocorrerá no próximo dia 20, com a coleta de exames preventivos de câncer de colo de útero por meio da Rede Feminina.

Foto 2

Outubro Rosa 2
Em Rio Fortuna, palestras, exames e caminhada são algumas das atividades promovidas  pela Secretaria de Saúde. Uma palestra com apresentação teatral será realizada dia 19, no Centro de Pastoral São Marcos, a partir das 19h30. Na ocasião, a Cia Desmontagem Cênica, de Imbituba, irá apresentar um espetáculo sobre “Prevenção da Saúde Feminina e Masculina”, em alusão ao Outubro Rosa e Novembro Azul. No próximo domingo, junto com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), a Secretaria irá apoiar a Associação de Prevenção ao Câncer Caminhos do Amanhã na realização de uma caminhada para promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama. A ação ocorrerá após a missa, com saída em frente à Igreja Matriz.

E mais

Dia do Idoso
Em 1º de outubro foi comemorado o Dia Internacional do Idoso. Para celebrar a data, uma tarde diferenciada foi proporcionada durante o tradicional Encontro da 3º Idade, todas as terças-feiras em Rio Fortuna. Os idosos tiveram uma palestra com a geriatra Mariany Pires Niero, que destacou as diferenças de um processo de envelhecimento saudável.
A Associação da 3º idade promoveu um bolo especial e uma mensagem completou as atividades comemorativas. A tarde seguiu com café e baile. A partir de hoje, a geriatra passará a compor o corpo clínico da Unidade Básica de Saúde.

Foto 3

Seminário
Santa Rosa de Lima, Capital Catarinense da Agroecologia, será sede, nos próximos dias 26 e 27, da oitava edição do Seminário Estadual de Agroecologia. Nestes dois dias, uma série de palestras e oficinas abordarão temas referentes à atividade. Assuntos como: agroturismo, bioconstrução, pagamentos por serviços ecossistêmicos, economia solidária, agricultura urbana, educação do campo, entre outros. Trata-se de uma grande oportunidade de aprendizado, de troca de experiências e de fortalecer este importante e promissor setor da agricultura brasileira. Interessados podem se inscrever no site agroecologiasrl.com.br.

Missa da Juventude
O Dia de Nossa Senhora Aparecida, celebrado na próxima quinta-feira, ganhará uma homenagem especial. A Missa da Juventude, agendada para o domingo, na Igreja Santa Rosa de Lima, irá apresentar o teatro “Encontro de Nossa Senhora Aparecida”. A celebração é organizada pela Paróquia São Marcos, Jusar e grupo de teatro São Francisco Xavier, e terá início às 19h. Quem já participou nos demais anos garante que a emoção toma conta. Vale a pena prestigiar.

Jantar
A Associação de Prevenção ao Câncer Caminhos do Amanhã organiza a segunda edição do jantar especial em prol do Outubro Rosa. O evento está agendado para o próximo dia 20, na SER Municipal, com sorteio de brindes. Ingressos podem ser adquiridos com as voluntárias no valor de R$ 20.

Coletivo Rosa
Mulheres voltam a se reunir amanhã para mais uma etapa do Coletivo Rosa, promovido pela Cresol. O encontro será no Centro de Pastoral São Marcos, em Rio Fortuna, e terá como tema a saúde da mulher. Ao todo, 37 associadas participam do projeto, que tem como objetivo inserir a mulher de forma mais participativa e eficaz na sociedade.