Outubro Rosa

A região adere a mais uma campanha do Outubro Rosa, que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce. Diversas ações são realizadas e, em Rio Fortuna, o público terá a oportunidade de participar de duas importantes palestras. A primeira ocorre nesta quinta-feira, dia 5, com o tema “A mulher e suas potencialidades”. A palestra, promovida pela Cerbranorte, através do Sescoop em parceria com a Rede Feminina, será ministrada por Helda Elaine, e tem como objetivo revigorar toda a energia e a força presentes nas mulheres. O evento tem início às 19h, no Centro Comunitário São Marcos. A entrada é gratuita.
Já no dia 19, a secretaria municipal de Saúde prepara uma noite de descontração com muito humor, sem perder o foco na promoção à saúde. Isso porque será realizada uma apresentação de espetáculo com a Companhia Teatral “Desmontagem”, com o foco na prevenção da saúde feminina e masculina, em alusão ao Outubro Rosa e Novembro Azul. O evento será no Centro de Pastoral São Marcos, a partir das 19h30. Anote na agenda e prestigie! Informação e saúde nunca são demais.

 

Protesto
pag 7 - Foto 1

Os profissionais do setor de Assistência Social de todo o Brasil participaram na última quinta-feira da Mobilização Nacional em Defesa do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). Em Rio Fortuna não foi diferente. Vestidos de preto (foto ao lado), os servidores demonstraram repúdio ao corte drástico no orçamento federal para o exercício de 2018. Em Santa Rosa de Lima uma faixa foi confeccionada e será exibida na fachada da Unidade Básica de Saúde, que também é sede da secretaria de Assistência Social. Servidores da secretaria e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) também realizarão um trabalho de divulgação do movimento junto à população local e nas redes sociais.

 

Protesto II
O protesto é uma forma de repúdio à proposta apresentada pelo ministério do Planejamento, que prevê redução dos recursos para as despesas dos serviços, programas e projetos da assistência social no valor de mais de R$ 3,1 bilhões, o que representa um corte de 98,05% em relação a 2017. Cientes de que as consequências no corte destes recursos que são destinados aos municípios refletirão na oferta de serviços e benefícios à população, o protesto foi a maneira que os servidores encontraram para mobilizar os deputados federais e lutar para que se sensibilizem quanto aos impactos trazidos pela redução do orçamento.

 

Brincadeiras de criança
pag 7 - Foto 3

Patati Patatá, a dupla de palhaços que é sucesso entre o público infantil, tornou a manhã de quarta-feira passada, dia 27, mais animada no Centro de Educação Infantil Analíria Willemann de Freitas. No projeto “Brincadeiras de Criança”, idealizado pelas professoras e auxiliares das turmas do maternal, os personagens representados pelos próprios funcionários da unidade de ensino intermediaram brincadeiras e ainda cantaram com as crianças. O objetivo do projeto é estimular o aprendizado das crianças por meio das atividades recreativas. Após as brincadeiras, foi servido um lanche especial aos alunos.

 

Curso de pintura
pag 7 - Foto 2
Mais uma etapa de cursos de capacitação está sendo oferecida para os clubes de mães em Rio Fortuna. Na última sexta-feira, as integrantes dos grupos participaram de um curso de pintura em tecido, técnica Stencil, ministrado pelas profissionais Rosane e Roseli Berlaminda. O curso ocorreu no Centro de Pastoral São Marcos e reuniu aproximadamente 35 pessoas, que aproveitaram a oportunidade para aprender as técnicas de pintura. O curso foi dividido em duas turmas e a segunda etapa será na próxima sexta-feira, dia 6. Durante o semestre também foi feita a entrega dos kits de artesanato, doados pela Fundação Nova Vida. No total, 26 kits foram encaminhados aos clubes de mães durante as visitas planejadas pela secretaria de Assistência Social e Abraf. A expectativa é encaminhar um pedido para o município ser contemplado com mais sete kits, para contemplar todos os grupos. Apesar de ser um município pequeno, Rio Fortuna conta com 35 clubes de mães.

 

E mais
Doações
O Projeto Educacional Cooperativo (PEC), desenvolvido na Escola Municipal Professor José Boeing, lançou uma campanha para arrecadar bolachas Clube Social e leite de caixinha integral ou desnatado. Os donativos serão destinados ao Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon), um serviço público de referência no tratamento oncológico em Santa Catarina. A instituição está precisando destes itens para servir aos pacientes em tratamento.  A doação é voluntaria e é um belo gesto de gentileza!

 

Campeonato
O Ginásio Municipal Edson Bez de Oliveira Filho, em Santa Rosa de Lima foi palco, na noite de sábado (23), das finais do Compeonato Municipal de Futsal Feminino e do Campenato Municipal de Futsal de Veteranos.  No veterano, o campeão foi a equipe do Auto Posto Santa Rosa, ao bater o time de Mata Verde por 2 a 1. Na modalidade feminina, a grande campeã foi a equipe do Rio do Meio, que ganhou por 3 x 0 do 10 de Maio. Parabéns às equipes!

 

Cadastramento biométrico
Dos 295 municípios catarinenses, 210 já estão cadastrando biometricamente eleitores. A ação também está sendo realizada pelo Cartório Eleitoral de Braço do Norte, que atende a 44ª Zona Eleitoral.  Eleitores dos municípios de Braço do Norte, Grão-Pará, Rio Fortuna, Santa Rosa de Lima e São Ludgero podem agendar atendimento e evitar filas. O agendamento ocorre via internet no site www.tre-sc.jus.br no link “Cadastramento Biométrico – Agende seu Atendimento”.  Para o cadastro, o eleitor deve apresentar documento de identidade oficial com foto e comprovante de residência original com período inferior a três meses.