Setembro Amarelo

O mês de Setembro traz uma importante campanha que nos faz refletir a respeito da valorização da vida.  O Brasil vivencia o “Setembro Amarelo”, que nada mais é do que uma campanha de conscientização à prevenção do suicídio, com o objetivo de alertar a população a respeito desta triste realidade. Segundo estudos no Brasil, 17% dos brasileiros já pensaram seriamente em se matar. Já a OMS afirma que 90% dos casos de suicídio podem ser evitados. E a primeira medida preventiva é a educação. É necessário quebrar tabus, falar sobre o assunto, esclarecendo, conscientizando e estimulando a prevenção para reverter esse cenário.

 

Setembro Amarelo II
Em Santa Rosa de Lima, o assunto ganha ênfase por meio de ações realizadas pela Secretaria de Saúde e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).  A equipe do Nasf preparou um folder, disponível na Unidade Básica de Saúde (UBS), com informações sobre tema, como dicas para familiares e amigos identificarem sinais de que algum ente querido possa ter pensamentos suicidas e que atitudes podem ser tomadas para ajudar essa pessoa. Também foi disponibilizada, na recepção da UBS, uma caixa contendo mensagens motivacionais, em que o cidadão pode retirar uma mensagem que pode contribuir para melhorar o seu dia. Além de uma decoração especial, com uma iluminação amarela na fachada da Unidade, além de faixas alusivas à campanha. Durante o mês, a temática também será abordada nos encontros do Grupo de Saúde Mental do município.

 

Desfile cívico 
Foto 1 (1) Foto 1 (2)
O 7 de Setembro começou cedo em Rio Fortuna, com a tradicional alvorada realizada pela Fanfarra Municipal Professor Francisco Agostinho Wiggers. É uma tradição anual do grupo, em levar animação às ruas algumas horas antes do desfile cívico. As homenagens ao Dia da Pátria tiveram início às 8h30, no pátio da EEB Nossa Senhora de Fátima, em seguida ocorreu o tradicional desfile. Com temas relevantes, incentivando saúde, família, contação de histórias, dança, circo, prevenção ao câncer, 60 anos da escola estadual, entre outros, os pelotões chamaram a atenção por onde passavam. Participaram do desfile a Escola Municipal Professor José Boeing, o CEI Cantinho da Criança, o CEI Analíria Willemann de Freitas, a EBB Nossa Senhora de Fátima, a Apae, o PSE Saúde, o Conselho Tutelar, o grupo de dança Gi Baggio, a Associação de Prevenção ao Câncer Caminhos do Amanhã, os grupos da 3º idade, além do Leo Clube, CME, cavaleiros, carros antigos e gaioleiros. A fanfarra municipal abrilhantou o evento e, para fechar as homenagens ao Dia da Pátria, realizou duas belas apresentações. Parabéns a todos os organizadores e voluntários que se dedicaram para que tudo saísse como o esperado!

 

Oficinas sobre refeições
Foto 2
A campanha do leite, promovida pelo Leo Clube de Rio Fortuna, com foco na construção de uma alimentação saudável e equilibrada, visando a redução e controle do índice glicêmico, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) de Santa Rosa de Lima, está promovendo a “Oficina de Culinária para Diabéticos”, uma série de cinco encontros semanais iniciada no dia 24 de agosto. O principal objetivo é, de forma prática, orientar diabéticos sobre a alimentação ideal. O projeto também busca orientar sobre o manuseio e preparo dos alimentos de forma a contribuir para uma melhor qualidade de vida aos diabéticos. Nota 10!

 

Noite alemã
Foto 3
Encantadora a “Noite Alemã” realizada na sexta-feira na comunidade de Rio Bravo Baixo, como parte das comemorações alusivas ao centenário da localidade. Uma noite especial que resgatou a cultura alemã por meio de diversas apresentações. O Coral Municipal São Marcos, de Rio Fortuna, apresentou canções em alemão. De Santa Rosa de Lima, o grupo de dança Gemüse Fest Wolts Tanz Grupp resgatou as danças típicas da Alemanha. Já os alunos do curso de Alemão, uma iniciativa da Paróquia, com apoio da Cerbranorte e da Cresol, relembraram o modo de vida dos antepassados, narrando-os em Hochdeutsch. O Rio Bravo Baixo volta a celebrar seu centenário no dia 11 de novembro, com uma missa em alemão, e no dia 8 de dezembro, em celebração festiva presidida pelo bispo Dom João Francisco Salm.

 

E mais
Creso
A fim de valorizar quem já fez muito pela sociedade, a Cresol proporcionou tardes diferentes para os idosos de Grão-Pará. Em agosto, funcionários da agência, juntamente com uma humorista, levaram alegria e diversão aos grupos da terceira idade do Centro e do Aiurê. Os idosos ainda puderam saborear um delicioso café, além de receberem xícaras como lembrança.

Palestra
A segunda etapa de palestras de promoção à saúde em Rio Fortuna será no dia 19 de outubro, com apresentação de espetáculo com a Companhia Teatral “Desmontagem”. Na ocasião, será destacada a prevenção da saúde feminina e masculina, alusiva ao Outubro Rosa e Novembro Azul.  O evento ocorre no Centro de Pastoral São Marcos, a partir das 19h30. Será uma noite de descontração com muito humor e informação! Agende-se.