Estímulo à alimentação saudável

Foto 1
Muito interessante o projeto desenvolvido na Escola Municipal Professor José Boeing, em Rio Fortuna, para incentivar os estudantes a consumir mais frutas e verduras que são servidos no lanche da escola. Com o projeto “Lanche Surpresa”, é realizada uma atividade de educação nutricional em que os próprios alunos planejam em um dia do mês o que será servido no lanche da instituição. O propósito é proporcionar uma inovação no cardápio a partir de sugestões saudáveis vindas dos próprios alunos, despertando dessa forma o interesse na busca de práticas alimentares saudáveis.  Duas receitas já foram testadas pelos estudantes, e a expectativa é realizar mais três lanches surpresas até o final do ano letivo.  Vale ressaltar que os pais são os principais educadores e devem dar sequência em casa. Afinal, para que seu filho seja um adulto com consciência alimentar, é importante ensinar desde cedo alguns hábitos. Nota 10!

Desfile cívico
Foto 2
O ensaio geral com os alunos da rede municipal e estadual de ensino para o desfile cívico de 7 de setembro abriu as comemorações da tradicional Semana da Pátria na sexta-feira. Após uma singela solenidade no pátio da escola Nossa Senhora de Fátima, os estudantes marcharam nas ruas ao som da Fanfarra Municipal Professor Francisco Agostinho Wiggers e mostraram à comunidade riofortunense uma prévia do evento que chama a atenção pela organização e apresentação de temas relevantes.
O desfile cívico ocorre em 7 de setembro, uma quinta-feira, com cerimonial de abertura às 8h30 no pátio da escola estadual. Para o dia está programada a tradicional alvorada, em que Rio Fortuna acorda ao som da fanfarra. É uma tradição anual do grupo, que leva animação às ruas horas antes do desfile cívico.

Campanha do leite
Foto 4 - Foto 4

A campanha do leite promovida pelo Leo Clube de Rio Fortuna beneficiou duas instituições na cidade.  No último mês os membros do clube realizaram a entrega dos donativos à Apae e ao hospital. Foram entregues 600 litros para cada instituição, totalizando 1200 litros. Segundo a diretoria, foi um trabalho incrível.  “Junto com o Lions tivemos a oportunidade de poder ajudar as instituições aqui de Rio Fortuna e ver as pessoas ainda mais felizes com essas atitudes. Obrigada a todos”, evidenciou a diretoria do Clube.

Terra Boa
As cotas do programa Terra Boa serão ampliadas para os produtores rurais de Rio Fortuna. Na última semana o prefeito Lindomar Ballmann protocolou o pedido junto ao deputado estadual José Nei Ascari, que imediatamente articulou a proposta ao governo do Estado. A ampliação do programa foi aprovada, e a oferta já está disponível. São 200 sacas de sementes de milho e 200 toneladas de calcário, e os produtores podem encaminhar solicitação para a safra 2017-2018 na Epagri.
O Terra Boa é um dos programas mais tradicionais da secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca e, há mais de 20 anos, beneficia os produtores rurais catarinenses com a subvenção para aquisição de calcário, sementes de milho, kit forrageiras e kit apicultura. Com o programa, o governo do Estado quer aumentar a produtividade nas lavouras catarinenses, além de incentivar os investimentos na melhoria de pastagens e na apicultura. Os produtores têm acesso ainda a sementes de milho de alta tecnologia, obtendo maior produtividade por área plantada.

Carro para a Saúde
Foto 3

Os pacientes de Santa Rosa de Lima agora tem mais conforto para as viagens de consultas. Na tarde de terça-feira a administração municipal recebeu da empresa Someval, de Tubarão, um veículo Ford Ka de cinco lugares, com direção hidráulica, ar condicionado, freio ABS e air bag. O carro foi entregue diretamente ao prefeito Salésio Wiemes. O veículo foi adquirido pelo valor de R$ 39,9 mil e será usado para o transporte de usuários dos serviços de saúde para atendimentos em outros municípios.

Audiência pública
Está marcada para o dia 18 deste mês uma audiência pública para tratar do planejamento urbano de Rio Fortuna. O evento ocorre às 19 horas nas dependências do Centro de Pastoral São Marcos, e serão discutidos assuntos como: apresentação de cartas geotécnicas de Aptidão à Urbanização; revisão do Plano Diretor; expansão do perímetro urbano, além de assuntos gerais do interesse da municipalidade. É de grande importância a participação de toda a população.
O lucro do jantar beneficente realizado em prol do hospital de Rio Fortuna foi de aproximadamente R$ 40 mil. O evento foi realizado no último dia 19 e a comunidade participou intensamente. Vale lembrar que a unidade hospitalar se mantém de portas abertas graças à ajuda da sociedade. São doações gerais, de alimentos, utensílios, além da realização de eventos, entre outros. A solidariedade é o que move nosso povo riofortunense. Parabéns!