Desfile Cívico

Os preparativos para o tradicional desfile cívico de 7 de setembro seguem intensos em Rio Fortuna. Dois ensaios com as turmas da rede municipal de ensino já foram realizados. Na próxima sexta-feira, ocorre o ensaio geral com os estudantes da rede estadual. A atividade abre as comemorações da Semana da Pátria e é organizada pela EEB Nossa Senhora de Fátima.

O desfile cívico tem cerimonial de abertura às 8h30 no pátio da escola estadual, no Centro.

 

Fanfarra abrilhanta desfile
A Fanfarra Municipal Professor “Francisco Agostinho Wiggers” é a responsável por abrilhantar o desfile cívico, em Rio Fortuna, com sua imponente apresentação.

Composta por 56 membros, neste ano vai às ruas no dia 07 de setembro com novos equipamentos (na foto ao lado). Segundo a coordenadora, professora Mayane Mattei Beckhauser, foram adquiridos 12 pratos, três peles, dez talabartes, uma caixa de repique e dez esteiras. “A nossa preocupação é com a qualidade da apresentação, pois a fanfarra é responsável por dar o ritmo ao desfile. Por isso a necessidade de novos equipamentos que vão contribuir para a melhoria do som”, ressalta a coordenadora.

Desde o mês de maio a fanfarra realiza ensaios periódicos. Para o dia 7 de setembro está programada a tradicional alvorada, onde o município acorda ao som da fanfarra. É uma tradição anual do grupo em levar animação às ruas horas antes do desfile cívico.

Foto 1

Delegacia ganhará reparos
Para que seja possível concluir o processo de instalação do sistema de videomonitoramento em Rio Fortuna, a estrutura física do quartel, que abriga a Delegacia de Polícia Civil e a Polícia Militar, passará por obras de readequação. O projeto foi apresentado na última semana para o responsável pela delegacia, agente Adriano Lessa Heidemann. A obra será realizada por meio da prefeitura, como determina o convênio firmado com o governo do Estado, com início para esta semana. O município foi contemplado com o Programa Bem-Te-Vi, que prevê a instalação de seis câmeras de segurança e uma central de videomonitoramento. A previsão é de que o sistema esteja funcionando antes do fim do ano.

Foto 2

Homenagem póstuma a padre Afonso
Rio Fortuna prestou homenagens pela passagem dos 60 anos de ordenação do Padre Afonso Schlickmann (em memória), lembrados no último mês de dezembro. Neste sábado, na missa das 19h, o cálice de sua ordenação foi abençoado e permanecerá na Igreja Matriz. O objeto sagrado foi restaurado com o apoio do casal Francisco e Maria Schmoeller. Antes da santa missa, às 17h30, a comunidade rezou o terço na Capela que leva o seu nome, no cemitério municipal.
Padre Afonso chegou à Paróquia São Marcos em 1958, ano em que Rio Fortuna se emancipava, e ali permaneceu até o fim de 1960. Em 1972, após dez anos de atuação no seminário, em Tubarão, retornou à paróquia. Ficou até a sua morte, em 14 de agosto de 2005. Durante estes 33 anos, enfrentou vários problemas de saúde, mas nem por isso se afastou da comunidade que tanto o amava.

Novo comando nas Obras em SRL
Santa Rosa de Lima está com novo secretário de Transporte e Obras. Remi Beckhauser, agricultor e proprietário de uma pequena agroindústria, comanda a pasta desde o último dia 10, até então ocupada interinamente pelo vice-prefeito, Alfonso Kulkamp. Como novo responsável pela secretaria, pretende, até o fim deste ano, priorizar a recuperação e manutenção das estradas rurais, os serviços de terraplanagem para residências, instalação de empresas e em propriedades rurais aliados ao equilíbrio financeiro do município. Desejamos bom trabalho!

Foto 3

Técnicas sustentáveis em análise 
As técnicas sustentáveis de produção agrícola desenvolvidas em Santa Rosa de Lima, por meio de parcerias entre a Ufsc, outras universidades e entidades de pesquisa e extensão, e agricultores familiares locais, são temas de um estudo de Jacob Slusser, da Yale School of Forestry, do Panamá. A convite do professor universitário Abdon Schmitt Filho, da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), Jacob desembarcou na Capital da Agroecologia para aprofundar conhecimentos. “Fiquei muito impressionado com os projetos que conheci aqui. Com certeza levarei para o Panamá boas experiências que também poderão ser adotadas por lá e ajudarão nossos campesinos”, comentou o professor, que é natural dos Estados Unidos.

 

E mais

Festa da Padroeira
Santa Rosa de Lima esteve em festa neste fim de semana. O município, que pertence à Paróquia São Marcos, celebrou sua padroeira, que empresta o nome à cidade. A programação religiosa segue nesta quarta-feira, com procissão às 9h30, e missa às 10h. Prestigie as festividades!

Campeão Meio Rural
A torcida vibrou no Ginásio Municipal Aloísio Willemann na noite de sexta-feira, e Rio Fortuna conheceu o campeão do Campeonato Municipal de Futsal Integração Meio Rural. Decidido nos pênaltis, o jogo terminou com a vitória de Alto Rio Fortuna. Rio dos Bugres ficou em segundo lugar; Barrinha em terceiro e Rio Bravo Baixo em quarto. O título de goleiro menos vazado foi para Edesio Feldhaus, com 11 gols sofridos, e Jackson Schueroff foi considerado o artilheiro da competição com 11 gols marcados.