Semana da Família terá piquenique e brincadeiras

No próximo sábado, as famílias de Rio Fortuna já tem compromisso marcado. Isso porque serão realizadas as atividades em comemoração à Semana da Família, instituída por lei municipal há três anos. A ação será realizada na Associação Esportiva e Recreativa (AER) Florestal, a partir das 14h30. Na oportunidade serão executadas apresentações e brincadeiras voltadas para a integração da família, terminando com um piquenique no campo do Florestal. Toda a comunidade é convidada a participar, e a recomendação é para apenas levar toalhas de mesa para apoiar os alimentos do piquenique.
Importante que os pais aproveitem esse momento com seus filhos, tirem um tempo para participar desta ação, pois a Semana da Família tem como objetivo valorizar a família, que é a base para a construção de uma sociedade estruturada, saudável e equilibrada. A sociedade que queremos depende da sociedade que construímos, e começa dentro da família, a primeira “célula” da sociedade. Teremos uma sociedade melhor se começarmos a mudar essa sociedade através de nossos filhos.

 

Semana da Família na Igreja
Foto 1-
Vale ressaltar as encantadoras celebrações realizadas pela Paróquia São Marcos em comemoração à Semana da Família. Carregadas de fé e emoção, as missas ocorreram de segunda a sexta-feira, após a Oração do Terço. Todas as noites houve benção de um cômodo da casa. As famílias também foram agrupadas por sobrenomes, lembrados no decorrer da semana. A cada noite, representantes das famílias colaram seus sobrenomes na casinha que foi montada nas igrejas de Rio Fortuna e Santa Rosa de Lima. Foi lindo!

 

Nova dentista para Santa Rosa de Lima
Foto 2
Para atender às demandas do setor de odontologia, a prefeitura de Santa Rosa de Lima, por meio de secretaria de Saúde, contratou novo odontólogo. Desde o início do mês de julho a profissional Isabel Lemkuhl atua na Unidade Básica de Saúde, juntamente com os demais dentistas da prefeitura: Julia Wiggers e Martinho Tártare.
A prefeitura conta com dois profissionais atuando por 20 horas semanais e um por 40 horas. A expectativa com a contratação temporária é dar maior rotatividade aos atendimentos e reduzir a fila de espera.

 

Artesanato em vidro
Foto 3
A retomada das atividades dos Clubes de Mães, em Rio Fortuna, está a todo vapor. Encerrou na última sexta-feira o curso de pintura em vidro, ministrado pelas profissionais Rosane e Roseli Berlaminda, no Centro de Pastoral São Marcos. A ação foi dividida em duas turmas e aproximadamente 70 integrantes dos clubes aproveitaram a oportunidade para aprender novas técnicas de artesanato.
Além da capacitação, os grupos serão contemplados com kits de aviamento para realizar suas atividades. Durante este semestre, serão entregues os kits de artesanato, doados pela Fundação Nova Vida. Os pacotes com os materiais de aviamento contêm lãs, linhas, fitas, tecidos, toalhas e tintas e são importantes para os clubes de mães retomarem os trabalhos artesanais, carro-chefe dos encontros.

 

E mais
Palestras em prol da saúde
A fisioterapeuta pélvica Marieli Soares Graciano,  especialista em Fisioterapia Genital e Obstetrícia, irá proferir uma importante palestra em Rio Fortuna com o tema “Reabilitação do Assoalho Pélvico/Incontinência Urinária e doenças que afetam o aparelho geniturinário”. O evento  ocorre na quinta-feira, 24 de agosto,  a partir das 19h30, no Centro de Pastoral São Marcos. A palestra é promovida pela secretaria municipal de Saúde e tem o objetivo de enfatizar os cuidados com as disfunções urinárias na infância, atenção às gestantes pré-parto e pós-parto, tratamento de incontinências e assistência e cuidados pós-cirúrgicos.

 

Festa do chopp
A prefeitura de Santa Rosa de Lima e a distribuidora de bebidas Santo Rei, de Tubarão, divulgaram na última terça-feira o regulamento para participação e locação de tendas do 2º Stammtisch de Santa Rosa de Lima, que ocorrerá no dia 24 de setembro. Ao todo, serão disponibilizadas 28 barracas. Os grupos e confrarias interessados em participar do evento deverão solicitar sua inscrição, pessoalmente, junto à secretaria municipal de Juventude, Turismo e Cultura, na sede da prefeitura, pelos telefones (48) 3654-3000 e (48) 3654-3016 ou pelo e-mail turismo@santarosadelima.sc.gov.br, até o dia 31 deste mês. A primeira reunião de organização será realizada no dia 5 de setembro.

 

Pedágio da Apae
Ocorre hoje o tradicional pedágio da Associação de Pais e Amigos do Excepcional (Apae) de Rio Fortuna, com o objetivo de angariar fundos em prol da manutenção dos serviços da entidade, que atende alunos tanto de Rio Fortuna quanto de Santa Rosa de Lima. Durante todo o dia, voluntários da comunidade, membros da Apae e funcionários estarão envolvidos na atividade, divididos em cinco pontos do município para recolher as doações. Vale ressaltar que a escola de educação especial é mantida graças à comunidade, que sempre está disposta a ajudar no que for preciso e contribui financeiramente, quando necessário.

 

2ª Feijoada e Cavalgada
Os tradicionalistas e adeptos da cultura gaúcha organizam a 2ª Feijoada e Cavalgada na comunidade de Bracinho, em Rio Fortuna. O evento ocorre em 3 de setembro, no Centro Comunitário São Sebastião. Às 8 horas está programado o café, com confirmação de presença e venda de ingressos. A saída da cavalgada começa às 9 horas, e ao meio-dia será servida uma feijoada.