Pavimentação Avenida Sete de Setembro

Iniciou nesta segunda-feira (4) de novembro, a obra de pavimentação na Avenida Sete de Setembro, em Rio Fortuna. O primeiro passo é a retirada das lajotas, por isso trânsito funcionará apenas em uma pista. Motoristas também podem utilizar os acessos secundários. A ordem de serviço foi entregue pelo prefeito Lindomar Ballmann a empresa BCL na noite da última quinta-feira. O ato ocorreu no Centro de Pastoral São Marcos, com a presença da equipe da administração municipal e de moradores locais. Na oportunidade foram repassadas orientações técnicas sobre a obra. 

Processo Seletivo 

O Município de Rio Fortuna lançou dois editais de processos seletivos que visam à contratação de servidores em caráter temporário. As inscrições iniciaram na segunda- podem ser feitas até 26 de novembro através do sistema de Concursos Unibave. Ambas as provas serão aplicadas no dia 08 de dezembro, nas dependências da Escola Municipal Professor José Boeing.  O edital 002/2019 é destinado a prover vagas para o quadro temporário da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Desporto e Turismo, para atuar na rede pública de ensino durante o ano letivo de 2020.  O edital 003/2019 é destinado a prover vagas de Técnico Administrativo ll, Preparador Físico de Esporte de Rendimento, Agente de Obras, Motorista, Agente Operador, Agente de Serviços Gerais e Técnico de Enfermagem, para as demais secretarias. Os editais, na íntegra, estão disponíveis no sistema de Concursos Unibave (http://concursos.unibave.net)

Crescer Saudável  

Durante a última semana, o equipe de saúde em parceria com o CEI Cantinho da Criança e EM José Boeing, em Rio Fortuna, realizaram o Desafio de experimentar frutas e verduras de cores diferentes. As crianças foram desafiadas a experimentar durante sete dias uma fruta e uma verdura, e escrever o que acharam da experiência. A tarefa era experimentar em casa, junto com a família. A ação faz parte do programa Crescer Saudável, e tem o objetivo de incentivar hábitos alimentares mais saudáveis. Parabéns a todos que participaram! 

Terapia auricular

A Unidade Básica de Saúde de Santa Rosa de Lima oferece pelo SUS o tratamento de  Auriculoterapia, que constitui-se uma parte da Medicina Tradicional Chinesa, sendo oficializada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma terapia de microssistema. É um método que consiste na estimulação mecânica de pontos específicos do pavilhão auricular para aliviar dores e/ou tratar problemas físicos e psíquicos. Além disso, pode ajudar a diagnosticar doenças através da observação de alterações nestes pontos. Em Santa Rosa de Lima uma equipe multiprofissional foi capacitada pela Secretaria Municipal de Saúde, e estes, através de uma reorganização de agenda realizam, aproximadamente, 190 procedimentos mês. Os resultados obtidos por depoimentos de pacientes que recebem a terapia são surpreendentes. Saúde nossa maior riqueza. Você está cuidando da sua? 

Produção de orgânicos 

Santa Catarina é o 4º maior produtor nacional de alimentos agroecológicos. O número de produtores catarinenses que se dedicam ao cultivo de orgânicos aumentou 12,9% entre 2017 e 2018. O município de Santa Rosa de Lima, na região Sul, é o principal produtor de orgânicos do Estado. Os alimentos mais cultivados no sistema orgânico são frutas, seguidas de raízes, hortaliças e grãos.   Os dados da CEPORG – Comissão da Produção Orgânica de Santa Catarina, sendo que o levantamento foi realizado em parceria com a Superintendência Federal da Agricultura em Santa Catarina (SFA/SC). No Estado são 1.275 Unidades de Produção Orgânica, as chamadas UPO, e há ainda outras 700 propriedades em processo de certificação. Os estados que lideram o ranking de orgânicos são Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.  Ponto positivo, pois é uma nova exigência do mercado consumidor.