Alimentos entregues

Os alimentos e material de limpeza arrecadados durante a partida oficial de futsal entre Tubarão x Jaraguá do Sul, válida pelo Campeonato Catarinense, realizado em no Ginásio Municipal Edson Bez de Oliveira Filho, em Santa Rosa de Lima, em10 de setembro, foram entregues a entidades beneficentes. O prefeito de Santa Rosa de Lima, Salésio Wiemes, juntamente com a equipe da CME (Comissão Municipal de Esportes) do município e diretora de Ensino, Karla Luana, promoveu a entrega de aproximadamente 650 quilos de alimentos e produtos à Apae e Hospital de Rio Fortuna.  A prefeitura de Santa Rosa de Lima mantém convênio com ambas e mantém a preocupação em ajudar em oportunidades como esta.    

Curso de pintura
Para aprimorar as atividades desenvolvidas pelos Clubes de Mães no Município de Rio Fortuna, a Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu mais um curso de pintura. Cerca de 70 mulheres participaram da ação durante a sexta-feira, 04 de outubro, no Centro Comunitário São Marcos. O curso ministrado pela professora Rosane Berlarmina repassou a técnica de pintura em tecido com patch colagem. Parabéns ao empenho, pois são oportunidades em que as mulheres aprendem técnicas novas para poder fazer trabalhos diferenciados, incrementando as atividades que são realizadas nos encontros de Clubes de Mães. Desde 2017 a Secretaria Municipal de Assistência Social promove cursos de capacitação para os Clubes de Mães. Já foram ministrados curso de pintura em vidro e pintura em tecido, técnica Stêncil. As participantes têm o compromisso de repassar as ideias para as demais integrantes dos clubes em que participam, oportunizando que todas pratiquem as técnicas. 

Alerta: Febre Amarela
A Secretaria Municipal de Saúde de Rio Fortuna comunica que a segunda morte de um macaco no município está sendo investigada por suspeita do vírus da febre amarela. O macaco da espécie bugio foi encontrado morto na Rodovia SC-108, próximo ao bairro Nossa Senhora de Lourdes. Esse é o segundo caso de Epizootia no município de Rio Fortuna este ano, sendo que o outro aconteceu em abril. A referida Secretaria reforça que a vacinação é a única forma de prevenção, e pede insistentemente para que os moradores com idades de 9 meses a 59 anos, 11 meses e 29 dias, procurem a Unidade Básica de Saúde para fazer a vacina. Vale reforçar que os macacos não transmitem o vírus da febre amarela. Eles também são vítimas e indicam a circulação do vírus. A febre amarela é transmitida pelo mosquito contaminado com o vírus que também pica os macacos. Ao encontrar um macaco morto, é recomendado que se comunique a Secretaria de Saúde do município para que seja iniciada a investigação.

Dia dos Idosos

O Dia do Idoso, lembrado na terça-feira, 01º de outubro, foi comemorado com atividades diferenciadas para o público da terceira idade em Rio Fortuna. O dia foi marcado com tradicional almoço festivo, promovido pela Administração Municipal, com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Associação da 3º Idade. Cerca de 400 idosos participam da ação no Centro Comunitário São Marcos. “Uma de nossas preocupações voltadas para este público é proporcionar oportunidades de lazer, pois implicam em melhor qualidade de vida. É necessário investir em atividades que promovam o bem estar”, destaca a Secretária de Assistência Social, Gabriela Ricken Warmling Moreira.
Em razão da criação do estatuto do idoso em 1º de outubro, o Dia Do Idoso foi instituído para esta data, de acordo com a lei número 11.433, de 28 de dezembro de 2006.

Outubro Rosa

Nem mesmo a chuva atrapalhou a tradicional caminhada promovida pela Associação de Apoio e Prevenção do Câncer Caminhos da Amanhã, em prol do Outubro Rosa, em Rio Fortuna.  A ação, mobilizada na manhã de domingo, contou com grande participação do público, e ao final, sorteio de diversos brindes. Durante o mês diversas atividades são promovidas para conscientizar sobre a importância da prevenção, como autoexames. O câncer de mama é segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. Para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres.   Nos últimos anos, o INCA tem trabalhado com a população feminina a importância de “estar alerta” a qualquer alteração suspeita nas mamas (estratégia de conscientização. Se ame, se toque!