Dia do Idoso

O Dia do Idoso, lembrado em 1º de Outubro, é comemorado com atividades diferenciadas em Rio Fortuna. Por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Associação da 3º Idade, foram promovidos o ‘1º Jogos da Integração dos Grupos de Idosos’. A recreação ocorreu na última quinta-feira, na Associação Figueira, em Rio Bravo Baixo. Cerca de 60 idosos participam das atividades, com jogos de canastra e bocha. Já nesta semana será realizado um almoço dançante para fechar as comemorações em prol da data festiva.

Conferência Municipal
Ocorre na próxima quinta-feira, a 1º Conferência Municipal de Educação, em Rio Fortuna, com o objetivo de avaliar o Plano Municipal de Educação (PME). O evento, aberto ao público, será realizado no Centro Pastoral São Marcos, com credenciamento a partir das 12h45. O Plano Municipal de Educação,  elaborado em consonância com os Planos Nacional e Estadual, estabelece metas que visam garantir o direito à educação de qualidade, equivalente para um período de 10 anos (2015 a 2025).  Durante a conferência, os participantes inscritos irão avaliar o cumprimento destas metas dos primeiros quatro anos de vigência do documento e propor sugestões de adequações. Participe!

Eleições Conselho Tutelar

Será no próximo domingo as eleições unificadas do Conselho Tutelar no Brasil todo. Em Rio Fortuna dez candidatas concorrem aos cargos e estão em plena campanha em busca de votos.  A eleição, realizada por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), ocorre na Escola Municipal Professor José Boeing, das 8 às 17 horas.  São cinco vagas para titular e cinco para suplentes, com mandato para quatro anos.          A votação é direta, secreta e facultativa. Para votar, o eleitor deve apresentar o título eleitoral e documento oficial com foto. Na cabine de votação constará a relação de todos os candidatos, com o seu respectivo número, e  apenas um deverá ser indicado na cédula.  Exerça a sua cidadania e participe deste processo! Os conselheiros eleitos terão a missão de conduzir as diretrizes da política de atendimento às crianças e aos adolescentes.

Outubro Rosa
Inicia amanhã mais uma campanha Outubro Rosa em todo o país, cujo intuito é alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de colo de útero e mama. Os municípios preparam diversas atividades para  promover a conscientização sobre a doença, além de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. Em Rio Fortuna está programada a tradicional caminhada em prol do Outubro Rosa, no próximo domingo após a missa. No dia 11 a Associação de Prevenção ao Câncer Caminhos do Amanhã promove o 3º Risoto Beneficente, com participação especial da Dona Hermídia, e no dia 16 ocorre a palestra Saúde da Mulher, no Centro Pastoral São Marcos, com palestra do do médico Richard Coan Cardoso. Se programe e participe das ações. A prevenção é mais barata! 

Stammtisch!
Santa Rosa de Lima já tem data para o Stammtisch. A quarta edição do evento ocorrerá no dia 9 do próximo mês, na Praça José Fernando Hermesmeyer. A programação e a venda das tendas será amplamente divulgada a partir desta semana, então os grupos que tiverem interesse devem reservar seu espaço o quanto antes. São duas opções de chopp: barracas com  30 litros ou 50 litros. O evento já é consagrado na região e segue a característica das festas alemãs. Agende-se!

Ajude a Apae
Os alunos da Apae se dedicam a produção de alguns itens de artesanato, com tapetes, panos de pano, guirlanda de porta, entre outros. Uma nova oportunidade para este fim de ano são os panos de prato pintados à mão com temáticas variadas. Um pano de prato sai apenas R$ 8, e 2 por R$ 10.  Adquira um item para decorar a sua casa ou dar de presente de amigo secreto. Contribuir é um ato de amor.️

Aprendendo a fazer hora

A Apae recebeu neste mês um curso de Olericultura Orgânica, promovido pelo Senar por meio do apoio do Sindicato Rural do município. O intuito é promover o aprendizado junto aos professores e alunos para cuidar melhor da horta instalada na entidade especial de ensino. Durante o curso, promovido durante dois dias, foi possível aprender as técnicas do cultivo orgânico; melhorar e regenerar o solo;  adubação verde; compostagem; controle de pragas e doenças; colheita e classificação, entre outros. Parabéns a entidade e aos parceiros na promoção deste importante curso. As hortaliças produzidas na entidade são utilizadas na alimentação dos alunos, portanto as técnicas corretas contribuem para melhor qualidade e sabor.  Nota 10!